Mato Grosso: Estado empossa 15 auditores para reforçar função social e preventiva da CGE

Novos servidores foram nomeados em 16 de novembro e completam o quadro de 100 auditores do Estado

 

O Governo de Mato Grosso empossou, na sexta-feira (17.12), 15 novos auditores para reforçar a atuação da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT). Habilitados no concurso público de 2015, os 15 servidores foram nomeados em 16 de novembro e completam o quadro de 100 auditores do Estado para fortalecer, principalmente, a prevenção a erros e falhas na aplicação dos recursos públicos.

 

Um dos novos auditores é Jonathas Eide Fujii, orador da turma na cerimônia simbólica de posse coletiva. Analista de sistemas, ele destacou o compromisso dos novos auditores com o máximo de dedicação no exercício do cargo para ajudar Mato Grosso na melhoria dos serviços prestados à população.  

 

“Hoje, é um com muita honra, alegria e orgulho, que eu digo: sou auditor do Estado de Mato Grosso e estou de pé e à ordem para contribuir com o Estado e a sociedade na entrega de serviços públicos de melhor qualidade", declarou.

 

O novo auditor também falou que a preparação para o concurso, considerado de alto nível de exigência, envolveu horas e horas diárias de estudo e ausência em muitos momentos de lazer, com a família e os amigos.

 

Sorte como resultado de muito estudo. “A ex-jogadora de basquete Hortência dizia que treinava todos os dias mais de 1.000 arremessos para que no dia do jogo ela tivesse a sorte de acertar a cesta. Estudei mais de 10 horas por dia para que, no dia da prova, tivesse a sorte de cair uma questão que eu estudei”, disse o orador da turma.

 

Na cerimônia, o secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, destacou a função social da atuação do auditor interno. “No novo conceito de controle interno, preconizado pelos organismos internacionais e pelo Conselho Nacional de Controle Interno, nosso resultado deve ser orientado à população mato-grossense e não às auditorias como fins em si mesmas para detectar erros, falhas e fraudes”.

 

O titular da Controladoria acentuou que a responsabilidade dos novos colegas se torna ainda mais latente considerando que a CGE está no melhor momento de estrutura física, tecnológica, financeira, técnica e de conhecimento.

 

“Essa conquista não aconteceu de uma ora para outra, mas de um esforço de anos e anos, fruto da luta dos dirigentes da CGE em seus 42 anos de existência. Conquista que precisa ser renovada a cada dia e que envolve a busca constante pelo aprimoramento intelectual para que possamos auxiliar com propriedade os gestores e servidores estaduais na melhoria dos serviços públicos”.

 

Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, que, na ocasião, representou o governador Mauro Mendes, a expectativa com a ampliação do quadro de auditores é reforçar a atuação preventiva da CGE-MT.

 

“O sucesso da CGE é prevenir que o fato aconteça, porque depois do fato consumado já gerou um prejuízo público. E essa prevenção envolve o compartilhamento de conhecimento dos auditores com todas as secretarias, autarquias e empresas públicas para que a gente realmente traga para a máquina pública a eficiência que todos os cidadãos esperam deste Estado”, afirmou.  

 

O chefe da Casa Civil salientou que a nomeação dos 15 auditores só foi possível por causa do ajuste fiscal de Mato Grosso. “Só estamos fazendo esta nomeação, batendo recorde de auditores dentro do Estado, em função da gestão fiscal que o governador Mauro Mendes teve a coragem de buscar desde o dia 1º de janeiro de 2019”, enfatizou Mauro Carvalho.

 

Representando os três adjuntos da CGE, a auditora Almerinda Alves de Oliveira, secretária-adjunta da Corregedoria Geral, disse que o trabalho do auditor interno requer constante aprimoramento de conhecimentos. “Se foi necessário muito estudo para chegar aqui, vai ser necessário também muito estudo, todos os dias, para alcançarmos a excelência, um de novos valores organizacionais.”

 

A adjunta ressaltou ainda que a humildade é uma outra característica importante para o trabalho. “Para ser auditor, é preciso ser estudioso, excelente e humilde. Os gestores têm muito a nos ensinar e nós temos muito a ensinar aos gestores. E isso se chama colaboração. Todos somos Estado. E todos estamos aqui em prol de melhorar a vida do cidadão”, ponderou.  

 

O presidente da Associação dos Auditores da CGE (Assae), José Celso Dorileo Leite, deu boas-vindas e colocou a entidade representativa da carreira à disposição dos novos colegas.

 

“Sabemos que, além do desafio de se preparar para um concurso como o nosso, também houve muita luta para que o sonho se concretizasse agora com a nomeação. Para que isso fosse possível, vocês tiveram de ser guerreiros, perseverantes, unidos e coesos. Nós, por meio da Associação dos Auditores, trabalhamos para que essas características estejam em sinergia, de forma que possam cooperar uns com os outros e suprir coletivamente as fragilidades que temos individualmente”, pontuou.

 

A cerimônia simbólica de posse contou também com a presença do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, e dos secretários adjuntos da CGE, Joelcio Caires e Aline Landini, de Auditoria/Controle e Ouvidoria Geral/Transparência, respectivamente. 

 

Os novos auditores da CGE são:

1.      Ariel Afonso Pinho

2.      Caue Queiroz Lemos

3.      Deuzi Cristini Nunes da Cunha

4.      Diego Silva Costa

5.      Giovanna Sfreddo Salla

6.      Gregory Diego Sacal Leite

7.      João Vítor Pinheiro Perri

8.      Jonathas Eide Fujii

9.      Klebson Leonardo de Souza Silva

10.    Lys Marisa Gonçalves

11.    Márcio de Almeida Monteiro da Costa

12.    Nick Andrew Pereira Ugalde

13.    Ronildo Barbosa de Souza

14.    Sandra Bacani

15.    Valter Getulio Pedrotti Junior

 

Confira AQUI a galeria de imagens da cerimônia. 

 

Fonte:

CGE-MT