Membros da CGE participam de curso sobre autoavaliação da atividade de auditoria interna

Objetivo do treinamento foi aprimorar o conhecimento sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna Governamental (IA-CM) para permitir a identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva

 

Auditores da Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) participaram, na última semana, de treinamento online promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) sobre avaliação dos resultados da atividade de auditoria interna. O curso teve como base o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna Governamental (IA-CM), referencial metodológico de autoavaliação da atuação dos órgãos integrantes do Conaci.

 

O objetivo do treinamento foi aprimorar o conhecimento técnico sobre a metodologia para permitir a identificação dos fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, ou seja, que adicione valor aos resultados das instituições públicas e contribua para a melhoria na prestação dos serviços entregues à população.

 

O responsável pelo treinamento, o coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade (CGMEQ) da Controladoria-Geral da União (CGU), Sérgio Filgueiras, explicou que o método IA-CM, elaborado pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA), mede o grau de maturidade das auditorias internas em cinco (05) níveis.

 

Por isso, no curso, ele apresentou as características para cada nível de capacidade e os elementos da auditoria interna (serviços e funções da auditoria interna, gerenciamento de pessoas, práticas profissionais, gestão de desempenho e responsabilidade, cultura e relacionamento organizacional, estrutura de governança).

 

Pela metodologia, a partir do resultado da avaliação, é preciso elaborar um plano de ação que permita à unidade de auditoria interna alcançar o nível de capacidade ideal definido por ela e avançar em sua atuação, principalmente no sentido de agregar valor à gestão pública.

 

A avaliação, com base na metodologia, deve ser executada periodicamente pelo próprio órgão (autoavaliação) em questão. Nesse contexto, vale destacar que a CGE-MT foi uma das cinco controladorias selecionadas em 2020 pelo Conaci e Banco Mundial para autoavaliar sua atividade de auditoria interna com fundamento no modelo IA-CM. O trabalho foi desenvolvido por duas auditoras da CGE-MT treinadas pelo Banco Mundial e pelo IIA para esta finalidade.

 

Pela sistemática, a autoavaliação é consolidada em relatório a ser submetido a outro órgão de controle interno que já tenha experiência na aplicação do método para revisão das evidências apresentadas, a fim de justificar os níveis e elementos alcançados.

 

A ideia é que as autoavaliações sirvam de guia para o estabelecimento de práticas profissionais e procedimentos sustentáveis aplicados conforme os padrões internacionais.

 

Mais de 160 servidores, de vários órgãos de controle do país, participaram do treinamento realizado na última semana. O curso teve 16 horas de duração.

 

Fonte:

Ligiani Silveira
Analista Administrativo (Jornalista)
Assessora de Comunicação da CGE-MT
(65) 3613-4017 / 99982-0209