Mês da Conscientização Sobre Auditoria Interna: Eu valorizo a Auditoria!

Maio é o mês Internacional de Conscientização sobre a Auditoria Interna, esforço anual coordenado globalmente para aumentar a conscientização sobre a profissão.

 

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE/MG) uniu-se ao movimento e vai apresentar, ao longo de todo o mês, vídeos de gestores dando exemplos concretos de como a auditoria interna agregou valor e trouxe benefícios aos seus órgãos e instituições. O primeiro, com o presidente do IPSEMG, Marcus Vinícius de Souza, já está disponível nas redes sociais da CGE.

 

“Temos batido muito na tecla que a auditoria-interna agrega valor e trabalha ao lado da gestão. Com essa campanha, porém, queremos mostrar exemplos concretos de como isso acontece”, afirmou a auditora-geral do Estado, Luciana Cássia Nogueira.

 

As ações de auditoria alcançaram, em 2020, o montante de R$ 80,72 milhões em benefícios financeiros. Esse valor é calculado contabilizando-se o impacto de orientações fornecidas pela auditoria e acatadas pelo órgão ou entidade.

 

É possível citar, como exemplos, o cancelamento ou suspensão de licitação ou contrato nos quais a auditoria tenha detectado alguma inconformidade, como sobrepreço; a eliminação ou redução de ineficiências e desperdícios; a detecção e interrupção de pagamento ou aumento de remuneração concedido indevidamente.

 

“Se adicionar valor e melhorar as operações de uma organização são o nosso norte, não há dúvidas de que também são o desejo de qualquer dirigente. Para mim a chave está na boa comunicação”, afirmou o controlador setorial da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Igor Martins da Costa. “Somente ela pode facilitar a compreensão e possibilitar a entrega de resultados satisfatórios, na certeza de que ambos caminham juntos para o sucesso da Administração”, completou.

 

Nos últimos anos a compreensão do papel do auditor interno aumentou bastante entre os gestores mineiros. “A CGE tem contado com o apoio e parceria dos gestores e servidores do Estado, o que é essencial para que possamos entregar ações efetivas, que incrementem a eficiência e a economicidade das atividades específicas de cada órgão”, afirmou o controlador-geral do Estado, Rodrigo Fontenelle.

 

Fique de olho nas redes da CGE e saiba um pouco mais sobre como podemos auxiliar a instituição em que você trabalha tornar-se cada vez melhor!

 

Nos ajude a entender como anda a percepção sobre Auditoria Interna! Colabore respondendo a 5 perguntas. Clique AQUI e participe.

 

Fonte:
Gabriela Miranda

Assessoria de Comunicação Social

Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais 

gabriela.miranda@cge.mg.gov.br