MG está no topo do ranking de transparência da Covid-19

Minas Gerais alcançou 100% da pontuação no “Ranking de Transparência da Covid-19” publicado, ontem (21/05/20), pela Open Knowledge Brasil (OKBR). O ranking, que vem sendo divulgado semanalmente desde abril, avalia a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais. 

 

“Essa conquista prova que temos trilhado caminhos consistentes para munir a população de dados públicos relevantes para o pleno exercício do controle social”, comentou o Controlador-Geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle. "Mais importante que ranking ou classificação, é ter a certeza que estamos atendendo à expectativa da sociedade quanto à transparência das nossas ações e internalizando essa cultura no corpo funcional do Estado de Minas Gerais", concluiu Fontenelle.

 

 

MG vem em contínua escalada no ranking da OKBR. Conforme afirmou Nicolle Bleme, Subcontroladora de Transparência e Integridade da CGE, “os rankings são realizados em várias rodadas para mensurar a melhoria referente à disponibilização dos dados públicos. A colocação de Minas reflete todo o trabalho que vimos realizando com foco na transparência. Contamos com uma rede muito colaborativa entre os órgãos do estado, especialmente com a Secretaria de Estado de Saúde, adotamos soluções criativas sempre com o foco em garantir acessibilidade ao cidadão”.

 

De acordo com o secretário de estado de saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, chegar aos 100% de pontuação no ranking de transparência, corresponde a um esforço que vem sendo realizado desde o início do governo Romeu Zema, quando o governador fez questão de exigir de toda equipe do governo o máximo de transparência possível. O secretário ainda destaca que para a Secretaria de saúde, ter transparência é um lema, pois todos trabalham com muita seriedade. “Além disso, a transparência permite que a sociedade acompanhe nosso trabalho, que interaja com o gestor público e possa também trazer ideias, informações e também apresentar dados para que a gestão seja a cada dia mais eficiente e mais eficaz, de modo a conseguir proporcionar uma melhor qualidade de vida para os mineiros. 

 

Sobre o Ranking

Para a composição do índice, os dados são coletados diariamente para que sejam analisados conteúdo e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

 

A OKBR, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolvemos e incentivamos o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realizamos análises de políticas públicas e promovemos o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa. Saiba mais no site: br.okfn.org

 

A metodologia completa utilizada para o Índice Transparência da Covid-19 pode ser acessada no site: https://transparenciacovid19.ok.org.br/
Para mais informações acesse o Portal de Dados Abertos do Estado de Minas Gerais e o Painel de Dados COVID, disponíveis nos links:
http://www.transparencia.mg.gov.br/dados-abertos e https://saude.mg.gov.br/coronavirus/painel

 

Fonte:
Ully Guimarães Schreck (CGE)