Modelo de gestão de riscos da CGU é apresentado para a SCGE

Buscar referências de atuação na área de gestão de riscos tem sido prioridade da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Com esse propósito, a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) esteve reunida, na manhã da segunda-feira, dia 10, com servidores do Núcleo de Gestão de Riscos e Integridade (NGRI), da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Diretamente ligado ao gabinete do ministro Wagner Rosário, o NGRI é formado por José Ilo Rogério de Holanda, Liliane de Paiva Nascimento, Américo Cordeiro Vieira Neto, Fábio Farnese Dias Martins e Viviane Alice Rocha Aurélio. Todos estiveram presentes na reunião com a diretora da DMAC, Cristiana Borges, que agradeceu, em nome da SCGE, a disponibilidade e receptividade dos servidores da CGU no repasse de informações.

 

O encontro contou, ainda, com a participação da assessora especial de Controle Interno (AECI), Daniela Gonzaga, que também preside o Comitê de Gestão de Riscos (CGR); e dos integrantes da equipe da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC) que irão atuar internamente com o tema gestão de riscos. São eles: Alexandre Carvalho, Johnson Rodrigues, Lucas Millet, Pedro Hilário, Tiago Fonseca (coordenador da CQC), Vanessa Duarte e Vera Barros.

 

José Ilo, auditor federal de Finanças e Controle, e atualmente assessor do ministro e chefe do Núcleo, abriu a reunião apresentando a equipe e destacando que o NGRI tem como função, dentre outras, monitorar e avaliar a Gestão de Riscos da CGU. Destacou, ainda, que a exemplo da SCGE, a CGU também atua fomentando a implementação da metodologia de gestão de riscos junto a outros órgãos federativos, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC). “A troca de experiência é muito importante”, disse.

 

MODELO – Na ocasião, a estrutura organizacional da CGU, bem como a estratégia de fomento para a implementação da gestão de riscos a outros órgãos e entidades, foram apresentados por Liliane. Em sua exposição, ela falou, ainda, sobre os marcos normativos que dispõem sobre os controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal.

 

O papel do NGRI e o Programa de Integridade e Gestão de Riscos foram outros pontos apresentados por Liliane, que é auditora federal de Finanças e Controle da CGU. Ela detalhou as funções das três linhas relativas à gestão de integridade e riscos e destacou os três pilares da gestão de riscos da CGU: fundamentos, estrutura e metodologia.

 

Dividindo a explanação com Liliane, Américo, que também é auditor federal de Finanças e Controle da CGU, trouxe informações importantes sobre a metodologia da gestão de riscos da CGU, dando exemplos e esclarecendo as dúvidas da equipe da SCGE. “Foi mais uma experiência exitosa, em que adquirimos bons conhecimentos que vão solidificar o nosso processo ao passar da teoria para a prática. Só temos a agradecer”, enfatizou a diretora da DMAC/SCGE, Cristiana Borges.

 

CAPACITAÇÃO – Servidores da DMAC e das diretorias Correição e Auditoria, além da AECI e de representantes do CGR iniciaram, na terça-feira, dia 11, um novo curso na temática de gestão de riscos, que está sendo ministrado pela equipe da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O treinamento segue até a próxima sexta-feira, dia 14, e é mais uma atividade voltada para assegurar uma efetiva execução das atividades nessa área dentro da SCGE.