Modelo de gestão de riscos da CGU é apresentado para a SCGE

12 de Maio de 2021 ← ver outras

Buscar referências de atuação na área de gestão de riscos tem sido prioridade da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE). Com esse propósito, a equipe da Diretoria de Monitoramento, Avaliação e Controle (DMAC/SCGE) esteve reunida, na manhã da segunda-feira, dia 10, com servidores do Núcleo de Gestão de Riscos e Integridade (NGRI), da Controladoria-Geral da União (CGU).

 

Diretamente ligado ao gabinete do ministro Wagner Rosário, o NGRI é formado por José Ilo Rogério de Holanda, Liliane de Paiva Nascimento, Américo Cordeiro Vieira Neto, Fábio Farnese Dias Martins e Viviane Alice Rocha Aurélio. Todos estiveram presentes na reunião com a diretora da DMAC, Cristiana Borges, que agradeceu, em nome da SCGE, a disponibilidade e receptividade dos servidores da CGU no repasse de informações.

 

O encontro contou, ainda, com a participação da assessora especial de Controle Interno (AECI), Daniela Gonzaga, que também preside o Comitê de Gestão de Riscos (CGR); e dos integrantes da equipe da Coordenadoria de Avaliação e Promoção da Qualidade dos Gastos (CQG/DMAC) que irão atuar internamente com o tema gestão de riscos. São eles: Alexandre Carvalho, Johnson Rodrigues, Lucas Millet, Pedro Hilário, Tiago Fonseca (coordenador da CQC), Vanessa Duarte e Vera Barros.

 

José Ilo, auditor federal de Finanças e Controle, e atualmente assessor do ministro e chefe do Núcleo, abriu a reunião apresentando a equipe e destacando que o NGRI tem como função, dentre outras, monitorar e avaliar a Gestão de Riscos da CGU. Destacou, ainda, que a exemplo da SCGE, a CGU também atua fomentando a implementação da metodologia de gestão de riscos junto a outros órgãos federativos, por meio da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC). “A troca de experiência é muito importante”, disse.

 

MODELO – Na ocasião, a estrutura organizacional da CGU, bem como a estratégia de fomento para a implementação da gestão de riscos a outros órgãos e entidades, foram apresentados por Liliane. Em sua exposição, ela falou, ainda, sobre os marcos normativos que dispõem sobre os controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo federal.

 

O papel do NGRI e o Programa de Integridade e Gestão de Riscos foram outros pontos apresentados por Liliane, que é auditora federal de Finanças e Controle da CGU. Ela detalhou as funções das três linhas relativas à gestão de integridade e riscos e destacou os três pilares da gestão de riscos da CGU: fundamentos, estrutura e metodologia.

 

Dividindo a explanação com Liliane, Américo, que também é auditor federal de Finanças e Controle da CGU, trouxe informações importantes sobre a metodologia da gestão de riscos da CGU, dando exemplos e esclarecendo as dúvidas da equipe da SCGE. “Foi mais uma experiência exitosa, em que adquirimos bons conhecimentos que vão solidificar o nosso processo ao passar da teoria para a prática. Só temos a agradecer”, enfatizou a diretora da DMAC/SCGE, Cristiana Borges.

 

CAPACITAÇÃO – Servidores da DMAC e das diretorias Correição e Auditoria, além da AECI e de representantes do CGR iniciaram, na terça-feira, dia 11, um novo curso na temática de gestão de riscos, que está sendo ministrado pela equipe da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF). O treinamento segue até a próxima sexta-feira, dia 14, e é mais uma atividade voltada para assegurar uma efetiva execução das atividades nessa área dentro da SCGE.



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018