Ouvidor-Geral da União fala sobre ouvidorias e promoção da boa governança

Na tarde de ontem, 5, o Ouvidor-Geral da União, Valmir Dias, palestrou no evento “Ouvidorias Municipais – Cumprindo a Lei e Construindo a Cidadania”, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE/MG), com o tema “As Ouvidorias e a Promoção da Boa Governança Democrática”. O encontro teve como propósito fundamental instruir os municípios quanto a Lei nº 13.460/17, que exige a implantação de ouvidorias em órgãos públicos, desde junho deste ano.

O ouvidor-Geral da União, Valmir Gomes Dias, iniciou sua palestra dizendo que quem trabalha com ouvidoria se “apaixona” e que ele não queria estar em outro lugar que não fosse esse. Ele ressaltou que a ouvidoria só existe porque tem um cidadão por trás e que falar de ouvidoria é falar de democracia. Valmir também pontuou que o esforço da CGU é para o fortalecimento de uma rede nacional de ouvidorias.

 

Estavam presentes no evento: a procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas (MPCMG), Elke Andrade; o deputado estadual, Marquinho Durval; a ouvidora-geral do Estado de Minas Gerais, Simone Deoud; a ouvidora-adjunta do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Juliana Campos; o presidente da Associação dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, prefeito Vitor Penido; a presidente da Associação Brasileira de Ouvidores de Minas Gerais, Vivian do Carmo; o superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) em Minas Gerais, Breno Barbosa; o ouvidor da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Paulo Alkimim e um representante da ouvidoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), além de representantes de vários de municípios.
 

 

Confira a palestra completa do ouvidor-geral aqui

https://youtu.be/wMA1iCgWPbM

 

Fonte: Com contribuição da Comunicação do TCE/MG