Portal da Transparência da Prefeitura de São Paulo passa por modernização e amplia mecanismos de consultas e pesquisas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Controladoria Geral do Município, está lançando o Novo Portal da Transparência que passou por modernização de sua plataforma de gestão, ampliando a acessibilidade aos mecanismos de consulta, disponibilizando seu código-fonte e utilizando plataformas abertas para futuras melhorias e expansão nos dados disponíveis. As mudanças implementadas atendem aos objetivos de transparência registrados no 2° Plano de Ação de Governo Aberto da Prefeitura de São Paulo. O evento de apresentação do Novo Portal da Transparência será nesta quarta-feira (10/03), a partir de 10 horas da manhã. Ele contará com uma palestra ministrada pelo Diretor Adjunto da Open Government Partnership (OGP) – Parceria para Governo Aberto, Rudi Borrmann.

 

O projeto do Novo Portal da Transparência foi desenvolvido em plataforma WordPress, em um trabalho conjunto com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM) e as modificações serão realizadas em duas etapas. Na primeira fase de desenvolvimento, chamada de primeira onda e que já está no ar, o Novo Portal da Transparência teve sua navegação melhorada, concentrando todas as principais páginas na barra superior do site, levando o usuário diretamente ao conteúdo desejado. Além disso, houve a integração entre os diversos portais e sistemas de transparência da Prefeitura de São Paulo, como o GeoSampa. O portal também ganhou, em uma barra inferior, direcionamentos para o Portal SP156, e-Sic e Portal de Dados Abertos. Desta forma, é possível complementar uma informação localizada no Portal da Transparência com o registro de denúncias e reclamações, solicitações de pedidos de informações, via Lei de Acesso à Informação (LAI) e planilhas de dados abertos. A busca por conteúdos também foi simplificada, com a possibilidade de utilização de filtros para a pesquisa.

 

Novidades

 

Uma das páginas mais acessadas do Portal da Transparência é a de Funcionalismo Público. Ela foi reformulada e ganhou uma nova interface, contando com linguagem visual atualizada e pesquisa mais ágil. Também foi criado um botão de tutorial, que ajuda o usuário a realizar pesquisas na página, e como localizar as informações em mecanismos externos ao Portal da Transparência. O download dos dados pesquisados sobre o Funcionalismo também ganhou um novo formato, onde o usuário tem acesso direto ao arquivo aberto, uma antiga demanda.

 

Outra novidade é o mecanismo de consulta a informações sobre Conselhos e Fundos Municipais, que permite a localização através da filtragem de órgãos e dos próprios fundos. Ainda foi incluído um acesso rápido a página em que se concentram as legislações relacionadas a estes assuntos. 

 

Além de melhorias em acessos como receitas e despesas, administração municipal, notícias e campanhas, acesso à informação e controle social, os demais conteúdos do Portal da Transparência foram mantidos, porém atualizados para o novo formato e funcionamento do portal. Novas alterações em mecanismos de busca aos dados orçamentários e de funcionalismo da Prefeitura também serão realizadas na segunda etapa de desenvolvimento do site.

 

Palestra

 

A apresentação do Novo Portal da Transparência contará com uma palestra sobre a importância de dados abertos, ministrada por Rudi Borrmann, que está na Open Government Partnership (OGP) desde 2020 e lidera o trabalho em nível local.  Rudi foi Subsecretário de Inovação Pública e Governo Aberto no Gabinete do Governo da Argentina (2015 a 2019). Em 2018, presidiu a força-tarefa de Economia Digital durante a presidência do G30 na Argentina. Em 2012, fundou o Laboratório de Inovação de Buenos Aires, liderou o projeto de Governo Aberto da Cidade e fez parte do primeiro escritório de novas mídias da América Latina. O Lançamento do Novo Portal da Transparência acontecerá em ambiente virtual na plataforma Google Meet e é preciso fazer a inscrição no link http://bit.ly/Novo_Portal

 

Link para o direcionamento dobit.ly – https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=nN-Y8wz9KUigA8dwocSgY-MN1SKR_CRMl0yoWJjjkYhUNkhXVk9NS1dDT1AzVURZWVlLMU9GTTk3Vy4u

 

Fonte:

Liliane Raquel Rossi

Assessora de Imprensa

Controladoria Geral do Município

(11) 3113-8236/8237

Viaduto do Chá, 15 – 10º andar – Cep. 01002-020