Portal da Transparência do Distrito Federal bate recorde de acessos

Foram mais de 100 mil acessos no site que disponibiliza dados como as contratações emergenciais realizadas durante a pandemia e a execução orçamentária e financeira do DF

 

O Portal da Transparência do Distrito Federal bateu um novo recorde de acesso no mês de maio de 2020. Foram mais de 100 mil acessos realizados por cerca de 50 mil usuários apenas neste mês. O Portal reúne dados como contratações emergenciais realizadas durante a pandemia do novo coronavírus, despesas, questões relacionadas aos servidores públicos do GDF, compras, convênios, prestação de contas, orçamentos e patrimônio. O último recorde havia ocorrido em janeiro de 2019, com cerca de 70 mil acessos no período. Os dados foram apurados via Google Analytics.

 

Coordenado pela Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da Controladoria-Geral do DF, o site foi reformulado em 2019, o que facilitou a navegabilidade dos usuários e aumentou consideravelmente a interação.

 

“O Portal da Transparência é uma ferramenta de participação da sociedade no controle da aplicação dos recursos públicos implementado para facilitar o acesso aos dados e reforçar a postura de transparência do Governo do Distrito Federal. É algo a se comemorar o fato de saber que ele está sendo utilizado e tem alcançado seu objetivo de existir”, reforça o Controlador-Geral do DF, Paulo Martins.

 

No portal, é possível verificar o impostômetro logo na página inicial e verificar a arrecadação do DF, o orçamento e a destinação dada a cada área. “É bom destacar que, para acessar o Portal, não é necessário qualquer tipo de identificação ou senha, sendo permitido a qualquer pessoa navegar livremente, visualizar, consultar e exportar os dados disponibilizados para utiliza-los da forma que achar melhor”, destaca a Subcontroladora de Transparência e Controle Social, Rejane Vaz. O endereço é www.transparencia.df.gov.br.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação da Controladoria-Geral do Distrito Federal