Prefeitura de Fortaleza disponibiliza novo Portal da Transparência

Os fortalezenses ganham mais uma ferramenta de controle social, por meio do novo portal da transparência. A Prefeitura de Fortaleza disponibiliza uma plataforma totalmente reformulada, prática e moderna com um layout que facilita o acesso do cidadão às informações do Município, destacando, já em sua tela inicial, os principais dados da administração.

 

Na plataforma, é possível consultar informações relacionadas a despesas, receitas, orçamentos, contratos e convênios, além das licitações e repasse de recursos Estadual e Federal. A Interface disponibilizada por uma série de ícones está relacionada aos dados mais procurados, buscando dessa forma otimizar o acesso.

 

A secretária chefe da CGM, Christina Machado, destacou o portal como uma inovação dentro da proposta da gestão, que é o fortalecimento da transparência. “O portal da transparência traz uma gestão mais participativa, possibilitando um maior diálogo entre a Prefeitura e a população. Através dessa inovação estamos fortalecendo também as diretrizes que regem a transparência na administração pública”, destacou Christina.

 

Estão disponíveis também na plataforma as legislações vigentes, bem como links direcionados para os principais órgãos de controle externo, no âmbito Municipal, Estadual e Federal. Além disso, a existência de um glossário facilita a compreensão dos termos técnicos utilizados nos relatórios. Diante do cenário de Covid-19, é possível encontrar uma área exclusiva para as despesas relacionadas ao enfrentamento do coronavírus.

 

O novo portal da transparência, disponível para o acesso desde janeiro, foi desenvolvido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria de Finanças (Sefin) e a Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova).

 

Endereço

 

O acesso acontece no próprio portal da Prefeitura de Fortaleza, na opção “Transparência”, localizado na barra superior do site ou por meio do seguinte endereço www.transparencia.fortaleza.ce.gov.br.

 

Saiba mais

 

O portal reúne na mesma plataforma o sistema eletrônico de serviço de informação ao Cidadão (e-sic) e o Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom).

 

Fonte:
Prefeitura de Fortaleza
Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – Fortaleza – CE
Assessoria de Comunicação: (85) 3465 2183
Assessor – Eduardo Lobo (85) 996017659
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE