Prefeitura de Fortaleza qualifica equipes técnicas da área de controle interno

O curso "Mecanismos de Controle Interno” vem fortalecer o trabalho desenvolvido por essas áreas

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) lançou o curso "Mecanismos de Controle Interno na PMF", durante a 11ª reunião da Rede de Controle Interno e Ouvidoria (Recont), realizada nesta quinta-feira (16/09). O encontro ocorreu de forma virtual com a participação de 60 servidores, representando os órgãos e entidades da Prefeitura Municipal de Fortaleza.

 

O curso desenvolvido pela CGM em parceria com a Escola de Governo do Imparh tem como objetivo capacitar os agentes de Controle Interno na execução de suas funções estabelecidas no Decreto Municipal n° 14.972/2021. Os dez módulos do curso com duração de 82h estão divididos em: Conhecendo a CGM; Entendendo a Rede de Ouvidores da PMF; Serviço de Informação ao Cidadão; Gestão das Notificações dos Órgãos Externos; Processo de Prestação de Contas; Gestão de Contratos e Parcerias; Painel de Indicadores de Controle Interno; Processo Auditorial; Relatório de Controle Interno; e Atividade Correcional. 

 

 

Para a secretária chefe da CGM, Christina Machado, o curso vai alinhar o conhecimento técnico e qualificar o trabalho desenvolvido por essas áreas. “O controle interno está relacionado às práticas diárias das atividades operacionais, seja ela, por meio da elaboração de um contrato, processo de pagamento ou início de um planejamento. E o curso, construído com base em metodologias e regramentos, possibilita a adoção de boas práticas de governança, assegurando a conformidade dos processos”, destacou Christina.

 

Durante o lançamento foi apresentado também a estrutura, a metodologia e o planejamento das atividades de Controle Interno no âmbito municipal, bem como as atribuições da Rede, que tem como objetivo disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental.

 

Saiba mais – O curso está inserido no Projeto Incubadora de Controle Interno e Escola de Controle Interno que é uma iniciativa da atual gestão com o objetivo de orientar os órgãos e entidades da PMF.

 

Fonte:

Ascom CGM – Fortaleza