Prefeitura de Vitória faz análise preventiva no pagamento do Auxílio Municipal Emergencial

A Prefeitura Municipal de Vitória, em parceria com a Superintendência Regional da Controladoria Geral da União (CGU) e a Secretaria Estadual de Controle e Transparência (Secont), desenvolveu um trabalho preventivo de análise da lista de potenciais beneficiários do Auxílio Municipal Emergencial .

 

O principal objetivo do trabalho foi selecionar os beneficiários com perfil adequado para receber o auxílio, munindo, com informações que ajudem na correta priorização dos selecionados, a Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Os auditores da Secont e da CGU realizaram cruzamento de dados que identificaram, por exemplo: 

 

6.605 beneficiários do auxílio emergencial federal;374 servidores públicos estaduais e municipais;
27 sócios de empresas com mais de cinco funcionários;
8 doadores a campanhas eleitorais de 2018 e 2020;
56 donos de veículos automotores com valor acima de R$ 40 mil;
121 óbitos;
33 em restrição de liberdade, cumprindo pena ou em regime aberto;
12.294 que recebem Bolsa Família;
7 donos de embarcação.

 

Os cruzamentos de dados permitem que o município pague o auxílio às famílias que não são atendidas por outros entes evitando, principalmente, o recebimento em duplicidade por alguns beneficiários enquanto outros ficam desassistidos. Em consequência do trabalho coordenado dos Órgãos Centrais de Controle Interno (OCCI), aumenta-se o número de beneficiados.

 

O secretário da Controladoria Geral de Vitória,  Denis Prates, considera essencial o trabalho preventivo.  Para ele, “em um momento de grave crise sanitária e com a limitação de recursos vivida por todos os entes, a coordenação de esforços dos Órgãos de Controle tem o poder de ampliar o alcance da política pública, aumentando o atendimento à população”.

 

Para o superintendente da CGU no Espírito Santo,  Ricardo Plácido, o resultado do trabalho materializa a exitosa parceria construída entre os Órgãos de Controle Interno no Estado, apresentando, de forma ágil e oportuna, informações que subsidiaram os gestores públicos para melhor alocação dos recursos.

 

Fonte:

Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vitória/PMV