Presidente do Conaci fala sobre o papel das controladorias em live transmitida pelo TCE-ES

O evento teve a participação de representantes da área de Controle Interno, e ficará disponível no canal do YouTube do Tribunal. 

 

Ontem, 02, o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, participou do evento “Diálogos sobre Controles Internos” com o tema “Sistema de Controle Interno e o Papel das Controladorias”. Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), a discussão também teve a participação de outros três representantes da área. Além disso, contou com o apoio do Conselho e do Ministério Público do Espírito Santo (MPES). 

 

Na abertura de sua fala, Ferraz contextualizou a atuação do Conaci, realçando sua função de induzir e fomentar a disseminação do conhecimento e boas práticas na matéria controle interno da administração pública. O ponto central da sua exposição abordou a dificuldade da padronização na estrutura das Controladorias e também das funções por ela desempenhadas em razão de algumas premissas centrais: razões de natureza jurídica, política e técnica. Outras questões tratadas por Leonardo foram o histórico do Controle Interno no Brasil e os principais fatores de sucesso para que a atuação da Controladoria seja bem sucedida.  

 

“O foco da Constituição em relação ao Controle Interno não foi o seu modelo de organização e estruturação, mas sim na parte de atribuições à competência genéricas”, ressalta o presidente. Além disso, explicou que o sistema é um aspecto dinâmico e não estático. Lembrou aos participantes também que cada controladoria deve perceber as necessidades do lugar e se adequar, “realidades diferentes levam a estruturas diferentes”. 

 

Confira o evento aqui: https://www.youtube.com/watch?v=UepjzeWlmTE