Presidente do Conaci palestra em webinar sobre controle na perspectiva emergencial

O objetivo do webinário é discutir os aspectos práticos das macrofunções, por exemplo, auditoria, ouvidoria e corregedoria, e como podem auxiliar na superação da crise. 

 

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, palestrou hoje, 12, no “Webinar: A Atuação do Controle na Perspectiva Emergencial”. O seminário online, promovido pelo Instituto de Defesa da Cidadania e da Transparência (IDCT) em parceria com a Escola da Advocacia-Geral da União (AGU), contou com mais de 400 participantes em todo Brasil. 

 

Ferraz falou sobre “A Auditoria como Ferramenta Auxiliar para Prevenção de Impasses Relacionados às Compras Emergenciais”. Em sua palestra, o presidente frisou que a efetividade do Poder Público é o que rege quantas pessoas vão viver ou morrer e quão rápido a economia vai se recuperar. Por isso, a importância de se tomar decisões assertivas e extraordinárias diante o momento. Além disso, ressaltou que o Controle Interno precisa ter atitude proativa e o Conaci trabalha para isso, com comitê de risco e elaborando normativos. 

 

O dirigente da reunião foi o coordenador Regional da AGU (1ª Região), Rodrigo Araújo. O evento também contou com a participação do ouvidor da prefeitura de Belo Horizonte e presidente do IDCT, Gustavo Nassif, com o tema “Ouvidoria: uma Abertura à Participação Popular”, e do corregedor-geral da União, Gilberto Waller, com a apresentação “Ações de Correição para Fraudes com Recursos Emergenciais”.

 

Conaci em peso

 

Além do presidente, dois membros do conselho estiveram presentes no webinar. O debate, que teve como tema principal o controle em questão emergencial, contou com o controlador-geral do estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, como moderador. Além dele, o secretário de estado de controle e transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, apresentou sobre “A importância da transparência dos gastos emergenciais para prevenção da corrupção”. Promover controle e transparência em tempos de pandemia é contribuir para ações de combate à corrupção no país. 

 

Camata mostrou exemplos de como o Espírito Santo foi de penúltimo colocado no Índice de Transparência da Covid-19 da Open Knowledge Brasil (OKBR) para o primeiro. Uma das contribuições para isso, foi o portal de transparência exclusivo para o Coronavírus que minimizou a disseminação das fake News. Além disso, falou sobre a aproximação do gestor com o controle interno para enfrentar os desafios do campo ético e sociopolítico-geográfico que vem acontecendo no país. 

 

Já o controlador de Minas Gerais foi o moderador do painel e apresentou o tema de cada conferencista, além de opinar e acrescentar em cada palestra sobre a visão da sua perspectiva do controle no momento de crise. Além de ter finalizado o evento lembrando da importância das macrofunções de trabalharem juntas para superar os efeitos que a pandemia está causando.