Prestação de contas do governador é enviada ao TCE-PE

16 de Abril de 2021 ← ver outras

No final da tarde dessa quinta-feira, dia 15, o governador Paulo Câmara enviou ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE) a prestação de contas referente ao exercício de 2020. O documento, tecnicamente chamado de “Relatório Anual e Balanço Geral”, contém todos os números finais da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Poder Executivo estadual.

 

Este ano, a novidade foi a inclusão de dados relacionados à despesa gerada em decorrência das ações de enfrentamento ao novo coronavírus, o que engloba iniciativas para conter a proliferação da pandemia, o tratamento da população infectada, a promoção de programas assistenciais, dentre outras estratégias. “Por recomendação do TCE-PE, incluímos, por exemplo, toda documentação alusiva às receitas recebidas e despesas liquidadas no exercício; bem como um mapa demonstrativo das leis e dos decretos estaduais”, explica a secretária Érika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado (SCGE).

 

Ela destaca que a organização da prestação de contas do governador faz parte das atribuições da SCGE, que atua como órgão central do Sistema de Controle Interno da administração pública de Pernambuco. Após o “Relatório Anual e Balanço Geral” ser encaminhado pelo chefe do Poder Executivo estadual ao Tribunal de Contas, o órgão de controle externo analisa seu conteúdo e emite parecer prévio, posteriormente enviado à Assembleia Legislativa do Estado (Alepe).

 

Na estrutura da Controladoria-Geral, cabe à Diretoria de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas (DOGI) fazer a compilação de todos os atos de gestão, verificando a completude das informações contidas no documento final, como relação de contratos de gestão e termos de parcerias; auditorias internas; demonstrativo de acompanhamento das recomendações do TCE-PE; e relatórios sobre a execução dos programas prioritários e consolidado de concessões e ações implementadas. “Devido a sua complexidade e importância, esse trabalho é executado por uma coordenadoria específica de orientação e contas de governo. A equipe faz uma análise minuciosa de todos os dados apresentados na prestação de contas”, explica a diretora da DOGI, Thayse Galvão.

 

De acordo com a secretária Érika Lacet, para que o documento pudesse ser apresentado dentro do prazo, foi de vital importância a parceria e colaboração de todas as secretarias e órgãos do Governo do Estado. “Essa cooperação auxilia nosso trabalho, contribuindo para evitar falhas na elaboração e no envio do material”, enfatiza.

 

Participaram do processo de elaboração do relatório de 2020, as secretarias de Planejamento (Seplag), Fazenda (Sefaz), Administração (SAD), Saúde (SES), Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), Educação e Esportes (SEE), Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), Desenvolvimento Econômico (SDEC), Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH), Procuradoria-Geral (PGE) e SCGE; além da Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) e da Secretaria-Executiva de Ressocialização, vinculada à de Justiça e Direitos Humanos (Seres/SJDH).

 

O “Relatório Anual e Balanço Geral” estará disponível para consulta, na próxima semana, no Portal da Transparência, dentro da área Fiscalização e controle/Prestação de contas anual do Governo.

 

Serviço:

Portal da Transparência do Estado de Pernambuco

web.transparencia.pe.gov.br/

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



CGM elabora Manuais de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e de Recebimento

A Controladoria Geral do Município (CGM) elaborou o Manual Orientativo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia da Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Manual de Recebimento de Bens...

saiba mais

Fortaleza é destaque nacional em transparência nas ações de enfrentamento à Covid-19

A Open Knowledge Brasil avaliou as iniciativas de maior transparência das gestões municipais   A Prefeitura de Fortaleza conquistou o 4º lugar entre as capitais de maior transparência no...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018