Projeto Estudantes de Atitude lança Missão Especial – Game da Cidadania

“Missão Especial” do projeto Estudantes de Atitude será lançada em Anicuns, às 8 horas. Evento contará com presença do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, da secretária de Educação, Fátima Gavioli e de representantes da Controladoria-Geral da União.

 

A equipe da Controladoria-Geral do Estado (CGE) lança na última quarta-feira, 2/10, a Missão Especial para os estudantes das escolas que participam do projeto Estudantes de Atitude (@estudantesdeatitude). De forma simbólica, o “Game da Cidadania” – jogo que compreende a missão especial do projeto, fruto de parceria entre a CGE e a Controladoria-Geral da União (CGU) – será lançado às 8 horas, no Colégio Estadual Moyseis Pereira Peixoto, em Anicuns. O evento contará com presença do controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, da secretária de Educação, Fátima Gavioli e de representantes da CGU.

 

Game da Cidadania está estruturado em três etapas que demandam o uso da tecnologia. Na primeira, o usuário faz um cadastro no sistema da CGU. A segunda etapa é o próprio jogo, que tem como base a gamificação/storytelling, cujo tema é “cidadania todo dia”. As questões apresentam situações de conflitos éticos do cotidiano para que o participante possa se posicionar.

 

Os participantes que conseguirem acertar todas as questões da segunda etapa e fizerem a pontuação máxima ganham o direito de enviar o link de um vídeo de um minuto (1 Minuto de Cidadania), produzido por eles mesmos para concorrer a prêmios. A participação no concurso de vídeos constitui a terceira etapa do Game da Cidadania. Os vídeos serão julgados por uma comissão e os 10 melhores serão premiados com o valor de R$ 1 mil cada. Os vídeos vencedores serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU, a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção.

 

De acordo com a gerente de Controle Social da CGE, Lucélia Rocha da Silva, o cumprimento da missão especial, além das premiações específicas concedidas pela CGU, poderá render para cada escola até 15 pontos no score do Estudantes de Atitude. “Vamos usar como referência de pontuação o cumprimento das etapas descritas na página do game (https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/game-da-cidadania). Para ganhar cinco pontos, pelo menos 40 alunos de cada escola participante deverá concluir a fase das questões (2ª etapa). Para ganhar mais cinco pontos, pelo menos 40 alunos deverão chegar à etapa dos vídeos (3ª etapa) e, caso um dos alunos consiga chegar à final do game – ou seja, estiver entre os 10 melhores vídeos – a escola ganhará mais cinco pontos”, explica.

 

Sobre o game

Lançado em junho deste ano pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o projeto Diálogos Setoriais, a 1ª Edição do Game da Cidadania visa estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente. O jogo é realizado em plataforma virtual da CGU e usa o recurso de contação de histórias para testar o conhecimento do jogador.

 

Aproveitando a temática convergente, a ação da CGU foi integrada pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás no projeto Estudantes de Atitude, no intuito de desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que podem passar despercebidos no dia a dia, sendo muitas vezes classificados como de baixa relevância. Qualquer aluno, de 12 a 17 anos, pode participar do Game, independentemente de a escola onde estuda estar engajada em algum projeto conduzido pela CGU ou pela CGE.

 

 

Serviço:

Projeto Estudantes de Atitude lança Game da Cidadania em Anicuns

 

-Data: 2 de outubro

-Horário: 8 horas, no Colégio Estadual Moyseis Pereira Peixoto (Rua 6, esq. com rua A, Vila Olinda, Anicuns – GO);

-Contato: Comunicação Setorial CGE (3201-5372)

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372