Projeto Inova CGE retorna e trata do tema Linguagem Simples com o cidadão

Projeto da Controladoria-Geral do Estado, lançado no ano passado, volta em segunda edição, agora com transmissão pelo canal da CGE no YouTube. Organizado pelo Ctrl LAB, laboratório de inovação, Programa Inova CGE inclui quatro encontros em setembro. O primeiro, programado para dia 2, às 9h, tratará dos benefícios da utilização do método da Linguagem Simples na relação entre o poder público e o cidadão

 

A Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE) dá continuidade, durante o mês de setembro, ao projeto Inova CGE, agora em sua segunda edição. Diferente do ano anterior, o Inova será aberto também ao público externo, com transmissão de quatro encontros ao longo do mês de setembro pelo canal da CGE no YouTube (youtube.com/cgegoias).

 

Criado com o objetivo de ser a porta de entrada para a inovação na Controladoria-Geral do Estado, o Inova CGE visa inserir na rotina funcional dos servidores práticas colaborativas, empáticas e criativas, buscando ativar o pensamento crítico sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do poder público estadual. Busca também solucionar problemas, buscar o caminho da eficácia e da construção de novas formas de pensar e trabalhar, sempre com foco na melhoria das entregas à sociedade.

 

A partir desta edição, o Inova CGE tem sua organização a cargo do laboratório de inovação da CGE, o Ctrl LAB. Embora não conste ainda, formalmente, na estrutura da CGE, o Ctrl LAB existe desde janeiro deste ano e congrega servidores vinculados ao órgão, que gostam de trabalhar temas e atividades relacionadas à inovação no setor público, em especial, no Poder Executivo.

 

Este ano, os quatro encontros do Inova CGE ocorrerão nos dias 2, 16, 23 e 30 de setembro, sempre às quintas-feiras, a partir das 9h. Os temas desenvolvidos em cada encontro são:

 

• 02/9 – Linguagem Simples; 

• 16/9 – Alfabetização em dados;

• 23/9 – Home Office no serviço público;

• 30/9 – Diversidade das equipes gera maior efetividade nas políticas públicas.

 

Linguagem simples

A metodologia da Linguagem Simples entende que os textos que orientam nossa vida enquanto cidadãos é um direito importante para a construção de uma comunicação mais democrática. Por isso, os governos devem publicar dados e informações objetivas e confiáveis, utilizando uma linguagem que seja compreendida por todas as pessoas. A Linguagem Simples é uma técnica que contribui para que os textos oficiais sejam simplificados e destaquem o que é importante, dispensando o "burocratês".

 

O primeiro encontro do Inova CGE, agendado para 02/09, às 9h, abordará o tema Linguagem Simples e será conduzido por Isabel Ferreira Lima e Fernanda Marra.

 

Isabel Ferreira Lima coordena o Programa Linguagem Simples Ceará, uma iniciativa do ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Formada em Letras e mestra em Literatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC), já atuou no campo da linguagem sob várias perspectivas: pesquisas acadêmicas, ensino na rede pública, projetos editoriais e redação oficial. Atualmente, coopera para melhorar a comunicação entre governo e cidadãos, engajada no movimento inovador de simplificação de textos, por meio da técnica da Linguagem Simples.

 

Fernanda Marra é servidora da Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO), onde coordena o Programa de Desenvolvimento Profissional (PDP) e o projeto de leitura Mudando de Assunto. É mestre em Letras e Linguística (UFG) e doutora em Teoria Literária (UnB). Ela é instrutora interna da Escola de Governo, selecionada para trabalhar com Linguagem Simples. Eventualmente, oferece laboratórios de escrita criativa. Autora dos livros "taipografia" (2019) e "furonofluxo" (no prelo).

 

Fonte:

Comunicação Setorial

Controladoria-Geral do Estado de Goiás

F: 3201-5372