Rede de Controle Interno promove os procedimentos legais para o encerramento do exercício de 2020 da Prefeitura de Fortaleza

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza realizou na tarde desta terça-feira (22/09) a 8ª reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Risco e Governança. O encontro ocorreu de forma virtual e contou com a participação de 103 servidores, representando secretarias e demais órgão da administração. Na ocasião foram apresentados os procedimentos que deverão ser observados, bem como os prazos que deverão ser cumpridos para o encerramento do exercício de 2020.

 

Para a secretária-chefe da CGM, Luciana Lobo, a reunião teve como objetivo alinhar todo os processos de trabalho para o encerramento da gestão. “Através desses encontros temos a oportunidade de orientar os órgãos e demais entidades da Prefeitura de Fortaleza, quanto aos prazos de fechamento dos sistemas financeiros e contábeis de controle interno e entrega de relatórios, entre outros pontos, com o objetivo de garantir a transparência de todo o processo de transição para a próxima administração”, destacou Luciana.

 

O contador geral da Secretaria de Finanças (Sefin), Valberto Abreu, destacou algumas das ações que estão sendo adotadas. “Dentre estas ações está a criação de uma equipe de transição composta por servidores efetivos, que ficará responsável por repassar as informações contidas no relatório de balanço geral do município de Fortaleza. Desta forma visamos assegurar todo o conhecimento necessário para o próximo gestor”, ressaltou Valberto.

 

Saiba mais – A Rede de Controle Interno e Gestão de Riscos e Governança tem como objetivo disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade.

 

Fonte:

CGM – FORTALEZA