Rede de Ouvidorias de Pernambuco debate sobre o Planejamento Estratégico 2021-2023

17 de Maio de 2021 ← ver outras

Mais de 45 integrantes da Rede de Ouvidorias Estadual estiveram reunidos na manhã da última quinta-feira, dia 13, debatendo sobre os próximos passos do Planejamento Estratégico 2021-2023. Elaborado no final do ano passado pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) – vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) –, em parceria com as 62 unidades que compõem a Rede, o documento apresenta o modelo de identidade organizacional com base no tripé missão, visão e valores, a partir do qual foi possível estabelecer objetivos estratégicos.

 

Realizada de forma virtual, a reunião foi conduzida pela diretora da Ouvidoria-Geral (DOGE/SCGE), Elisa Andrade, que ressaltou a importância do encontro para alinhar os procedimentos, tendo como foco a prestação de um serviço cada vez melhor ao cidadão. “A proposta é continuar trabalhando de forma integrada e colaborativa com os ouvidores da Rede para implementar nosso planejamento estratégico”, destacou.

 

Elisa também enfatizou que para a implementação e execução do planejamento proposto é fundamental que os ouvidores tenham o apoio dos gestores das secretarias e órgãos do Poder Executivo estadual. Sua explanação foi em torno do alinhamento de expectativas; do senso de direção claro; do foco no que é mais importante; na conquista dos objetivos estratégicos; e na elevação da satisfação e engajamento.

 

De maneira interativa, Luciana Silva, gestora governamental de Controla Interno da DOGE, levou o grupo a refletir como cada ouvidoria poderá contribuir com os objetivos estratégicos definidos pela OGE, junto com a Rede, ainda no ano de 2021. Já a coordenadora da Rede de Ouvidorias, Maria Luiza Trindade, falou sobre as oficinas que estão programadas para a semana de 24 a 28 de maio.

 

De acordo com ela, a ideia é alinhar expectativas quanto à execução das metas; discutir as diretrizes para construção do plano de ação de cada Ouvidoria; elaborar o plano de ação, bem como o Painel de Monitoramento. Zélia Correia e Ana Luiza Trapiá, que respondem, respectivamente, pela Coordenação de Atendimento ao Cidadão e Chefia da Rede de Ouvidorias, também participaram da reunião.

 

IDENTIDADE – Considerado uma importante ferramenta de gestão utilizada para estabelecer metas, mobilizar ações, levantar recursos e contribuir para uma tomada de decisão mais assertiva, o planejamento apresenta como missão da OGE, garantir o direito do usuário comunicar-se com o poder público e contribuir com a melhoria da gestão pública estadual e da transparência, estimulando a participação social.

 

Sua visão é tornar-se, até 2023, referência como uma instituição que defende os direitos dos usuários, valoriza a participação social e propõe melhorias nos serviços públicos estaduais. Ética, imparcialidade, transparência, respeito, eficiência e empatia são os valores a serem seguidos pela OGE. Já como objetivos estratégicos da entidade, o planejamento consiste em contribuir com a melhoria da gestão pública; elevar a satisfação do usuário; fortalecer a imagem institucional da Ouvidoria; estimular a transparência e o controle social; e promover o desenvolvimento integral do ouvidor.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018