Rede de Ouvidorias debate atuação em tempos de pandemia

Um dos tópicos do encontro virtual foi atualizar os ouvidores quanto à legislação federal e estadual de combate à pandemia
 

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência, realizou na última semana a "Conferência Ouvidoria: Limitações e Inovações em Tempos de Covid-19". Por videoconferência, o evento foi dedicado à troca de experiências entre os servidores da Ouvidoria Geral da CGE-MT e das ouvidorias setoriais dos órgãos que compõem a Rede de Ouvidorias do Governo de Mato Grosso.

 

Um dos tópicos do encontro virtual foi atualizar os ouvidores quanto à legislação federal e estadual de combate à pandemia, bem como quanto às recomendações, às orientações técnicas e aos relatórios de Ouvidoria emitidos pela CGE-MT para fomentar a transparência e o controle social das ações relativas ao coronavírus.

 

O secretário adjunto de Ouvidoria Geral e Transparência da CGE-MT, Vilson Nery, também destacou as modificações do Portal Transparência, citando a transmissão ao vivo das sessões de licitação, em particular as que se referem aos produtos e serviços relacionados à Covid-19.  Também citou a Lei de Acesso a Informação (LAI), a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o Manual de Uso do Sistema Fale Cidadão 2 elaborado pela CGE-MT como instrumentos que asseguram a transparência das ações governamentais e fomentam a participação popular na gestão estadual.

 

“O objetivo da videoconferência foi conhecer as dificuldades, anseios e as boas práticas que permeiam a realidade das ouvidorias, em especial, neste momento de pandemia, além de pontuar nossas ações e assegurar que suas demandas são ouvidas e, nos momentos possíveis, dentro da legalidade e transparência, atendidas”, salientou o adjunto.

 

Os relatos dos servidores das ouvidorias perpassaram pela preocupação com a estrutura para desenvolver um trabalho de qualidade com reflexo positivo para a população mato-grossense, como também pela falta de compreensão de alguns gestores sobre o papel e a importância da atividade para a melhoria dos serviços públicos.

 

Em tempos de pandemia, alguns servidores se mostraram receosos em manter o trabalho presencial, sugerindo e enfatizando que é possível manter a rotina e o foco produzindo em casa por meio de teletrabalho, considerando que o Poder Executivo de Mato Grosso possui as ferramentas tecnológicas e o Decreto estadual nº 416/2020 prevê a modalidade de home office.

 

Outro ponto comum entre os ouvidores foi a necessidade de atualização e comunicação das informações referentes às rotinas de atendimento nas secretarias e entidades estaduais. Para os profissionais de Ouvidoria, o momento de emergência em saúde pública tem ocasionado mudanças rápidas de situações e decisões. Por isso, é essencial que as informações cheguem até eles também de forma rápida, uma vez que a Rede de Ouvidorias é a ponte entre a população e a administração pública.

 

Deliberação

 

Um ponto comum entre os participantes da videoconferência foi a urgente realização de capacitações dos ouvidores para os atendimentos relacionados à Covid-19.

 

Nesse sentido, a CGE-MT, por meio da Secretaria Adjunta de Ouvidoria Geral e Transparência, está elaborando plano específico de capacitações a ser executado de forma imediata por meio de modalidade virtual no âmbito do "Programa CGE ORIENTA – Estado Íntegro e Eficaz".

 

Os canais de atendimento da Rede de Ouvidorias são os seguintes:

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)
www.controladoria.mt.gov.br
www.facebook.com/controladoriamt