Representantes da PMJP se reúnem com conselheiros para apresentar ‘Aba Covid-19’ e orientações normativas

Pela primeira vez em formato online, representantes da Secretaria Municipal de Transparência (Setransp) e da Controladoria-Geral do Município (CGM) se reuniram com o conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção por meio de uma webconferência. Na reunião, que ocorreu na tarde da última quarta-feira (13), foram apresentadas a Aba Covid-19, do Portal da Transparência, e a orientação normativa da CGM e Procuradoria-Geral do Município (Projem).

 

O secretário da Setransp, Ubiratan Pereira, destacou a importância da reunião para continuar debatendo assuntos pertinentes a transparência pública, mesmo em um momento atípico como nesse caso de distanciamento social provocado pela pandemia do Coronavírus. “O pensamento nosso é proporcionar essas informações e dar mais transparência da gestão municipal, mesmo com a Covid-19, apresentando nossas ações e ouvindo sugestões por parte dos conselheiros”, destacou.

 

Na Aba Covid-19, a população pode acompanhar o monitoramento dos casos, obter orientações, recomendações de saúde, saber como se proteger da doença e tirar dúvidas em geral. Já no Portal da Transparência também é possível fazer o acompanhamento das despesas, licitações, contratos, legislações e demais ações da Prefeitura de João Pessoa neste período de emergência em saúde pública. Para acompanhar, basta o cidadão entrar no link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/.

 

Isa Maria Freire, que é professora do Departamento de Ciência da Informação da UFPB e atua como presidente do Conselho, destacou a importância do serviço que está sendo prestado pela Setransp e CGM para a população. “Este serviço sobre Covid-19 é mais um esforço no sentido de oferecer informações confiáveis à população sobre a pandemia que atualmente assola o mundo. Além das informações organizadas, o Portal da Transparência oferece à população o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) para atendimento personalizado e demandas específica”, disse.

 

Orientação normativa – Ainda durante o encontro, a controladora-geral do município, Regina Santos, junto com técnicos da CGM, apresentou aos conselheiros a orientação normativa referente a contratações de bens e serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento ao novo Coronavírus. A normativa explica que os itens de verificação devem ser reunidos nos processos como instrumento de transparência e eficiência durante as aquisições e contratações de bens e serviços.

 

“Vale ressaltar também que esta normativa foi viabilizada pela participação de auditores e técnicos da CGM, bem como dos procuradores que integram a carreira da Procuradoria-Geral do Município”, acrescentou Regina Santos.

 

Fonte:

Prefeitura de João Pessoa

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/representantes-da-pmjp-se-reunem-com-conselheiros-para-apresentar-aba-covid-19-e-orientacoes-normativas/