RTC virtual trata pontos importantes para o Controle Interno no Brasil

30 de Março de 2021 ← ver outras

Na manhã de hoje, 30, aconteceu a 37ª edição da Reunião Técnica do Conaci (RTC), via Google Meet. O evento promovido, trimestralmente, para tratar questões relevantes para o Controle Interno no Brasil é voltado para membros titulares e associados do Conselho. Nesta edição, a reunião contou com a participação de quase cem pessoas, incluindo novos membros e palestrantes.  A abertura trouxe falas da presidência e lembranças dos encontros passados.

 

Avisos sobre a agenda do Conaci foram passados no início da reunião (você confere no final desta matéria) seguidos da primeira apresentação técnica “Orientações para obtenção de dados junto à Receita Federal em sede de PAR e sindicância patrimonial”, com o diretor e programa do Ministério da Economia, Carlos Higino Ribeiro de Alencar. 

 

Confira a apresentação AQUI.

 

A segunda apresentação foi responsabilidade do coordenador-geral de capacitação e qualidade, Sérgio Filgueiras, e do Coordenador-geral de planejamento, avaliação e monitoramento, Tiago Chaves Oliveira, ambos servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), sobre o projeto “Infográfico Jornada do Auditor Interno Governamental”, do órgão. 

 

Links do projeto abaixo: 

https://processos.cgu.gov.br/diplad/Gerenciar%20Auditorias%20Governamentais/#list/

Jornada do auditor sem os riscos: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/65098

Jornada do auditor com os riscos: https://repositorio.cgu.gov.br/handle/1/65099

Riscos do Processo Gerenciar Auditorias Governamentais: https://repositorio.cgu.gov.br/bitstream/1/65240/1/Riscos%20GAGO%20-%20internet.pdf

 

A terceira apresentação iniciou com o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, sobre os aprendizados adquiridos na última reunião do PEMPAL (saiba sobre o PEMPAL). Durante sua exposição ele falou sobre a atuação do controle diante do enfrentamento à Covid-19. VEJA.

 

Além de Ferraz, o controlador-geral do estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, e o secretário de controle e transparência do Espírito Santo, Edmar Camata, trouxeram boas práticas nacionais desenvolvidas pelos órgãos para enfrentar a pandemia. Confira AQUI.


Por fim, o controlador-geral do estado de Roraima, Francisco Netto, apresentou a proposta do plano de trabalho da Transparência Internacional Brasil em parceria com o Conaci, intitulada “Fortalecendo o Controle Interno e Externo na Amazônia: meio ambiente uso da terra e infraestrutura”. 

 

Confira a apresentação AQUI

 

Avisos de Agenda:

Curso IA-CM, Conaci e CGU – 12 a 15 de abril (exclusivo para membros);

Seminário Internacional de Enfrentamento à Corrupção – 27 de abril (inscrições aqui);

V Semana de Controle Interno, Transparência, Ouvidoria e Correição – 11 a 13 de maio.
 



Ações da CGE-MT são destaque em webinar sobre compliance em gestão pública

As ações conduzidas pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para o fortalecimento da integridade no Governo de Mato Grosso foram destaque no “Webinar: Co...

saiba mais

Em novo ciclo de avaliação dos controles, CGE foca em atividades finalísticas e governança

Como parte da perspectiva de atuação preventiva e orientativa, a Controladoria Geral do Estado (CGE) iniciou novo ciclo de avaliação dos controles internos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018