SCGE publica novo trabalho na área de auditoria interna

Aperfeiçoar os processos de trabalho relacionados à atividade de auditoria interna do Poder Executivo estadual. Com este propósito, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) lançou um documento que trata sobre “Orientação Prática: Relatório de Auditoria”. Publicado no site da SCGE, o material apresenta diretrizes de atuação na área – que vão desde a etapa do planejamento, passando pela execução, até a comunicação de resultados e o monitoramento.

 

A partir dessa iniciativa, a SCGE busca o uso mais racional dos seus recursos materiais e humanos, além da simplificação dos processos de trabalho existentes e a incorporação de boas práticas nacionais e internacionais. O diretor de Auditoria (DAUD/SCGE), Flávio Pereira, destaca que o trabalho é fruto da experiência dos profissionais que compõem a equipe da DAUD, além de estudos de outras entidades que também atuam na área.

 

"Nossa intenção é auxiliar os gestores estaduais na padronização dos relatórios de auditoria elaborados. A partir dessa orientação, será possível seguir todas as diretrizes e requisitos que devem compor, principalmente, a etapa de comunicação do resultado do trabalho", explicou. Ainda de acordo com ele, a “Orientação Prática: Relatório de Auditoria” vem efetivar outras normativas já editadas pela SCGE, como o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental e o Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Estadual.

 

O diretor da DAUD também ressalta que as normas expedidas são alicerçadas em diretrizes da Controladoria-Geral da União (CGU), instituição nacional parceira da SCGE na construção de uma auditoria interna eficiente no setor público. A “Orientação Prática: Relatório de Auditoria” é dividida em cinco capítulos, mais dois apêndices e dois anexos. Vale destacar que eventuais atualizações serão devidamente divulgadas e disponibilizadas no site da SCGE.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028