Secretária Érika Lacet participa de curso de Governança e Gestão de Riscos

22 de Abril de 2021 ← ver outras

Sempre atenta aos temas pertinentes a sua área de atuação, a secretária Érika Lacet, da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), participa, esta semana, do curso “Governança e Gestão de Riscos”. A capacitação é promovida pela Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

 

“As temáticas do curso são de extrema importância na administração pública, porque contribuem para o melhor direcionamento da gestão, além da prevenir erros e falhas. Na SCGE, estamos trabalhando para adotar as melhores práticas nessa área, passando pelo nivelamento de informações e o amadurecimento das equipes. Tanto que, recentemente, instituímos formalmente, o Conselho Deliberativo de Gestão (CDG), através do Decreto nº 49.993, de 18 de dezembro de 2020. Trata-se de um órgão consultivo e deliberativo para a tomada de decisão da alta gestão, apoiando as ações de implementação no que couber e proporcionando o desenvolvimento e a apropriação das melhores práticas de governança na SCGE. E, mais recentemente, instituímos o Comitê de Gestão de Riscos (CGR), que prevê mecanismos para que a Controladoria desenvolva e implemente sua própria metodologia”, destacou Érika Lacet.

 

O professor do curso, Edmar Gomes, é mestre em Administração e especialista em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco. Durante as aulas, ele vem abordando o uso das boas práticas de governança como estratégia para a entrega satisfatória dos serviços públicos. “Está sendo muito enriquecedora essa troca de experiência e tivemos a honra de ter uma publicação da SCGE citada como exemplo, pelo instrutor, de iniciativa positiva dentro da administração estadual”, comentou a secretária, referindo-se ao ‘Cordel de Ética – Uma história que rima moralidade com responsabilidade’, produzido por servidores da Controladoria.

 

Ela ressalta que o cordel traz mensagens direcionadas para o servidor da SCGE, alertando sobre o certo e o errado em sua rotina de trabalho. “São conceitos de valorização da boa conduta no ambiente profissional, que refletem no zelo do bem público e na moralidade do serviço prestado à sociedade”, concluiu.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



CGM elabora Manuais de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e de Recebimento

A Controladoria Geral do Município (CGM) elaborou o Manual Orientativo de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia da Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Manual de Recebimento de Bens...

saiba mais

Fortaleza é destaque nacional em transparência nas ações de enfrentamento à Covid-19

A Open Knowledge Brasil avaliou as iniciativas de maior transparência das gestões municipais   A Prefeitura de Fortaleza conquistou o 4º lugar entre as capitais de maior transparência no...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018