Secretários de Estado de MG visitam escola para ouvir, in loco, percepção sobre o “CGE Presente”

Iniciativa tem por objetivo contribuir na melhoria e aperfeiçoamento dos processos e fluxos, além de divulgar as boas práticas de gestão.

 

O Controlador-Geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle, e a secretária de Estado de Educação de MG, Julia Sant’Anna, tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto, na manhã desta terça-feira (5/11), os resultados do projeto “CGE Presente”. Eles visitaram a Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, em Belo Horizonte, uma das dez unidades da rede pública estadual de ensino que foi sorteada para participar da iniciativa.

 

 

 

O “CGE Presente” é um projeto da Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) que tem por objetivo verificar a regularidade da aplicação de recursos públicos estaduais nas áreas de educação, saúde, segurança pública e assistência social de forma a atuar preventivamente. O primeiro ciclo da iniciativa, que encerrou em setembro deste ano, teve como tema a alimentação escolar.

 

Desde o início do projeto, as escolas participantes receberam visitas das equipes da CGE e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) que conheceram um pouco do dia a dia das instituições e possíveis dificuldades de processos e fluxos encontrados pelos gestores.

 

“A equipe visitou e esteve presente na escola com o intuito de entender as nossas dificuldades e explicou que o contato era para buscar soluções. Eles conversaram com alunos e servidores. Tudo foi construído gradativamente”, contou o diretor da E.E Padre João de Mattos Almeida, Adimar Fonseca da Silva.

 

O gestor também destacou as mudanças que o projeto trouxe a partir das sugestões apresentadas. “As mudanças ocorreram para melhor. Eles atenderam alguns aspectos que apontamos como, por exemplo, a questão do pagamento digital. Isso facilitou o nosso trabalho, o cotidiano da escola. Só ajudou”, concluiu.

 

Diante dos resultados, a secretária Julia Sant’Anna ressaltou a importância do trabalho próximo entre CGE e a Educação. “Ficamos muito orgulhosos de ver que o trabalho na escola está muito mais dinâmico com esse apoio da Controladoria. Temos muito interesse que a CGE esteja sempre presente nas nossas escolas”, afirmou.

 

Já o Controlador-Geral do Estado, Rodrigo Fontenelle, agradeceu a parceria. “Gostaria muito de agradecer a receptividade com que a escola recebeu a nossa equipe e destacar a importância desse trabalho preventivo que estamos desenvolvendo. É sempre importante lembrar que a auditoria não é um fim em si mesmo. Ela serve para assessorar as áreas finalísticas do Estado, trabalhando ao lado delas, em parceria, para que elas possam cumprir cada vez melhor seus objetivos”.

 

Saiba mais sobre o Projeto CGE Presente em http://www.controladoriageral.mg.gov.br/projetos-especiais/cge-presente

 

Fonte:

 Ully Schreck

  Assessora de Comunicação Social

  Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais

  Edifício Gerais – 12º Andar – Cidade Administrativa

  www.cge.mg.gov.br

  call (2) 39158901