Seminário discute importância da cultura da integridade 

O  debate inédito sobre a cultura da integridade reuniu dezenas de estudantes e jovens atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), na tarde de quinta-feira (13/02), no teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém. O  evento, que iniciou com uma roda de conversas com a participação de autoridades públicas, encerrou com palestra do jornalista Caco Barcelos. A promoção foi da Auditoria Geral do Estado (AGE). Durante o debate, as autoridades destacaram a importância da efetivação de uma cultura de integridade, como fator preponderante para o crescimento sustentável das organizações, sejam públicas ou privadas. Para o auditor-geral do Estado, Giussepp Mendes, por ter como base a ética e a transparência, essa cultura deve ser fomentada para que as pessoas possam agir dentro da legalidade.

 

O  encontro trouxe também para discussão o emprego das técnicas de compliance, que visam evitar desvios ou irregularidades no processo de gestão, para que toda a organização possa cumprir as normas legais e as diretrizes das políticas públicas estabelecidas.  “Essa cultura de fazer o que é certo e com transparência é essencial na execução das ações públicas”, destacou Mendes. 

 

O tema do combate à  corrupção foi tratado pelo jornalista Caco Barcellos, um dos ícones da imprensa brasileira. Em suas palestra,  ele abordou os efeitos nocivos da corrupção e como a sociedade pode reagir e combater a impunidade.

 

 

A roda de debates do I Seminário de Estímulo à Cultura da Integridade foi mediada pela jornalista Vanessa Vasconcelos e contou com a participação, além do auditor-geral do Estado Giussepp Mendes, da assessora de integridade pública da Controladoria-geral do Estado do Rio de Janeiro, Vanessa Boechat; do controlador geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro;  do procurador-chefe do Ministério Público Federal no Pará, Alan Mansur; do promotor de justiça do Ministério Público do Estado, Alexandre Tourinho; do delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Alberto Teixeira; da secretária estadual de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, e da secretária estadual de Educação, Elieth Braga.

 

Fonte:

AGE/PA