Servidores da CGE assistem ao workshop Uma Vida Boa é Uma Vida Ética

A ética e a moral pela perspectiva filosófica foram destaques no workshop virtual “Uma Vida Boa é Uma Vida Ética”, realizado no dia 14 de setembro pela Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), mediante transmissão pelo seu canal de YouTube. A live, uma das ações internas do “Programa Viver com Qualidade”, foi conduzida pelo professor Douglas Remonatto, graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e especialista em Filosofia Clínica.

 

Na explanação, o professor trouxe à luz pensamentos filosóficos que perpassam pela filosofia grega, como a de Sócrates, Platão e Aristóteles, indo ao encontro da filosofia contemporânea, citando o filósofo espanhol Fernando Savater para abordar o conceito de ética, moral e felicidade, estabelecendo a partir daí um diálogo com as ações cotidianas.

 

“O tema em si é um convite para termos um tempinho para pensar sobre como andam as coisas, como anda a nossa vida. E também é um resgate histórico de filosofia, da ética”, destacou o professor.

 

Para os filósofos, não é possível ter uma vida boa sem vivê-la de uma forma ética. Mas, para entender isso, o professor se debruçou sobre o conceito de ética e de moral levando à reflexão de que não é possível ser feliz sem, antes, ser ético.

 

Ele esclareceu que, embora a ética e a moral estejam relacionadas entre si, são conceitos distintos. Na filosofia, a ética é a reflexão sobre a moral, a disciplina acerca do “bem viver”. A ética estuda os valores que permeiam o comportamento humano. Já a moral é um conjunto de normas, princípios e costumes que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo e as regras ligadas a uma ação perante a coletividade.

 

Sendo assim, perguntas que passam pela mente diante de decisões ou escolhas, tais como: Isso é certo ou errado? Bom ou ruim? Devo ou não devo?,  são reflexões permeadas pelo conceito de ética e moral.

 

O professor chamou a atenção de que a filosofia faz parte da vida de todo ser humano, a vida prática, nas relações pessoais e profissionais. “A filosofia não nasceu no âmbito acadêmico, mas sim de pensar a vida”, argumentou.

 

Para defender essa ideia, os sábios gregos são usados como referência. Historicamente, esses filósofos estavam em praças e ruas levantando questionamentos sobre o sentido da vida tanto no âmbito individual quanto coletivo.

 

A preocupação do workshop virtual foi trazer esses conceitos para as vivências atuais, estabelecer que essas ideias filosóficas estão em consonância com os anseios de paz de espírito e autoconhecimento.

 

Para encerrar, o professor conclamou os participantes à meditação sobre a visão dos gregos quanto ao que seja uma vida boa. Para eles, uma vida boa é a que compreenda a brevidade da própria vida; que consiga enfrentar a morte; vê a felicidade como meio e não como fim; que aprende a controlar seus impulsos; uma vida virtuosa e uma vida ética.

 

Apesar de ter sido direcionado aos servidores da CGE e das Unidades Setoriais, ao workshop on-line está disponível no canal de YouTube da Controladoria para quem tiver interesse no tema. O vídeo já alcançou 333 visualizações até o momento. 

 

Série de lives

 

A live foi a primeira de uma série de workshops mensais programados até novembro deste ano com temas de cunho filosófico, a fim de fomentar a reflexão sobre questões ligadas à qualidade de vida no trabalho dos servidores da CGE e das Unidades Setoriais. 

 

Nessa conjuntura, os temas abordados nas lives têm como intenção pensar as questões que permeiam a existência humana, para além do cenário pandêmico, e suas consequências.

 

Viver com Qualidade

 

Lançado em novembro de 2018 em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o "Programa Viver com Qualidade" objetiva melhorar o ambiente de trabalho, a saúde e a qualidade de vida no trabalho dos servidores da CGE-MT.

 

A ação é resultado da implantação do "eixo qualidade de vida" previsto no "Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (Programa A3P)", do qual a CGE é signatária desde o ano de 2015. O Programa A3P é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, cuja coordenação no âmbito do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso compete à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). 

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)
www.controladoria.mt.gov.br
www.facebook.com/controladoriamt