Servidores da Contadoria e Auditoria-Geral do RS são capacitados em programas de auditoria interna com ênfase em órgãos públicos

Duas turmas, formadas por auditores do Estado, auditores-fiscais da Receita Estadual e técnicos tributários da Receita Estadual da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) concluíram capacitação em AUDI1 e AUDI2 (Auditoria Interna 1 e 2) com ênfase em órgãos públicos (EOP), ministrada, por meio virtual, pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA.

Foram capacitados em AUDI1, entre os dias 26 e 28 de julho, 29 servidores das Divisões de Controle da Administração Direta e Indireta, Divisão  de Informações Estratégicas e Divisão de Tecnologia da Informação da Cage. O conteúdo programático, dividido em três módulos, baseou-se em procedimentos, técnicas e metodologias necessárias para o desempenho das responsabilidades na auditoria interna governamental. 

 

Para Gabriela Machado dos Santos, coordenadora da Seccional da Cage junto à Divisão de Pagamento de Pessoal, capacitada em AUDI1, o curso "foi muito proveitoso, especialmente para quem já tem uma base prática em auditorias, o que facilita comparar as boas práticas aprendidas no curso com a realidade. Também, porque a ênfase já é no órgão público, e isso por si só já faz o curso mais aproveitável". Entre todas as abordagens do curso, a que mais chamou a atenção da auditora foi o enfoque na gestão de riscos, uma vez que, segundo ela, "deixa de lado a auditoria no sentido de punição, trazendo mais a visão de orientação, o que está totalmente alinhado aos objetivos estratégicos da Cage". Outro ponto destacado por Gabriela foi o planejamento anual de auditorias, considerando a necessidade do gestor. "Como a legislação de pessoal é muito vasta e está em constante transformação, essa com certeza será uma prática que adotaremos para o ano que vem, conversando com o gestor antes de decidir os tópicos a serem auditados", concluiu.

 

Já a segunda turma, formada por 25 servidores, a maioria da DCI e de seccionais vinculadas à DCD, realizou, entre os dias 2 e 4 de agosto, a capacitação em AUDI2. A abordagem baseou-se em conceitos de riscos, transparência e governança, perspectivas de planejamento estratégico e garantia de qualidade da auditoria interna, além de técnicas para a execução de auditoria interna fundamentada em riscos. 

 

De acordo com a auditora do Estado Catherine Kaori Makiyama, da DCI, o curso em AUDI2 enfatiza a importância de a auditoria interna se voltar para os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles para efetivamente cumprir seu papel de agregar valor ao auditado. Como diferencial em relação ao curso AUDI1, a AE destacou a perspectiva mais prática de implementação da Abordagem Baseada em Risco (ABR). "A realização deste curso ocorreu em um momento muito oportuno para nós, pois estamos passando por um processo de mudanças na DCI, buscando alinhar nossos trabalhos às normas internacionais de auditoria interna. Além do conteúdo apresentado, os debates gerados foram enriquecedores. Foi importante para elucidarmos dúvidas em relação às dificuldades que temos em adaptarmos a teoria à nossa realidade. Por fim, o curso nos deu a tranquilidade de saber que estamos no caminho certo, e que embora os desafios sejam muitos, o trabalho que vem sendo desenvolvido certamente aprimorará a atuação da Cage e, por consequência, os benefícios gerados ao Estado e à sociedade”.

 

Marcus Guttler Pizzato, auditor da Assessoria de Planejamento da Cage, enfatizou o compromisso institucional com iniciativas direcionadas ao aperfeiçoamento de servidores em novas práticas e matérias afins às suas áreas de atuação. "Os cursos abordados contemplam o início de um abrangente plano de capacitação com  vistas a manter o contínuo aprimoramento e atualização dos servidores da Cage no que tange às macrofunções do controle interno. É importante ressaltar a relevante parceria da Gestão de Pessoas e do Conhecimento (Gepesc), da Secretaria da Fazenda, para a execução deste plano".

 

Fonte:
Gisele Gonçalves
Assessoria de Comunicação da Cage-RS