Servidores e auditores da Secretaria da Controladoria Geral do Estado concluem curso de consultoria em auditoria

Os serviços de consultoria no âmbito da auditoria interna estão previstos normativamente há muito tempo, no entanto, nos últimos anos vem se destacando como forma efetiva de agregar valor às organizações públicas ou privadas. Com o objetivo de incentivar, fomentar e ainda qualificar os serviços prestados à população, promovendo as melhorias nos serviços públicos, os servidores da Secretaria da Controladoria Geral (SCGE) concluíram nesta última quarta-feira (27) o curso Consultoria – Aspectos normativos e instrumentais para auditoria interna, realizado através da Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI).

 

O curso, que teve duas turmas, foi ministrado por Rossana Guerra, Doutora em Contabilidade, Mestre em Administração, Especialista em Perícia Contábil e Auditoria de Sistemas de Saúde, professora e pesquisadora junto ao Departamento de Finanças e Contabilidade e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC). Com ampla publicação nas áreas de controle interno, gestão de riscos e fraude, a profissional que é também auditora de contas públicas da Controladoria Geral do Estado da Paraíba, conduziu o curso que se mostrou um rico o caminho de descobertas e aprendizados para os participantes.

 

A consultoria em auditoria é mais uma forma do controle interno colaborar com a gestão , com o atingimento dos objetivos da gestão pública, que é o atendimento das necessidades da população de Pernambuco. A abordagem trazida pela professora Rossana Guerra, além de trazer muito conteúdo teórico, técnico e acadêmico, traz também uma abordagem muito pragmática. É de muita riqueza para a SCGE absorver os conteúdos apresentados no curso, e poder estruturar a aplicação da consultoria em auditoria. E como sempre, por meio dos instrumentos de governança, aprimorar a gestão, dos órgãos e entidades que compõem o Governo do Estado de Pernambuco?, declarou o Secretário e Ouvidor-Geral da SCGE, Marconi Muzzio, que participou da segunda turma destinada especificamente a servidores de auditoria.

 

Com abordagem que integra conteúdo normativo e instrumental, especialmente da experiência e vivência prática da instrutora no tema em mais de 25 anos de atuação na área de auditoria e consultoria privada, a experiência possibilitou aos participantes conhecer e compreender o tema em sua amplitude, auxiliando na condução de processos de preparação e execução de serviços de consultoria nas organizações.

 

Elisa Andrade, diretora da Ouvidoria-Geral do Estado, que participou da primeira turma da consultoria e completou, ?Conhecer mais profundamente o serviço de consultoria em auditoria interna, o valor que pode ser agregado à gestão por pública e, ao mesmo tempo, as premissas que precisam ser atendidas e os cuidados que precisam ser tomados, amplia o nosso horizonte em relação às formas de atuação da Controladoria e de como ela pode contribuir, cada vez mais, para uma gestão pública eficiente?, declarou.

 

Fonte:

SCGE-PE