SIEC é apresentado durante Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno

O evento, que aconteceu virtualmente, reuniu cerca de 56 assessores de controle interno dos órgãos e auditores das empresas estatais do Estado

 

Foi apresentado, na tarde da última quarta-feira (15), durante o Encontro de Integração do Sistema de Controle Interno, o Sistema de Informações Estratégicas de Controle (SIEC), projeto gerenciado pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). A apresentação teve como objetivo preparar os assessores de controle interno dos órgãos e auditores das empresas estatais do Estado para a utilização da ferramenta, fortalecendo as atividades de controle interno no Poder Executivo Estadual.

 

 

Presente na abertura da reunião, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, fez questão de destacar a importância do SIEC para a gestão pública. “Costumo dizer que existe a CGE antes e depois do SIEC. O sistema é um verdadeiro divisor de águas, pois permite que gestores públicos e agentes do controle interno tenham uma visão mais estratégica do que está acontecendo no Governo Estadual, garantindo mais segurança e celeridade no processo de tomada de decisões”. 

 

Sistema de Informações Estratégicas de Controle

 

Desenvolvido com recursos do contrato firmado pelo Governo do Estado do Ceará com o Banco Mundial, no âmbito do Programa para Resultados (PforR), o SIEC é uma ferramenta tecnológica de agrupamento de dados obtidos dos sistemas corporativos informatizados do Estado.

 

“O SIEC possibilita uma visão sobre informações consolidadas, dispostas em painéis de fácil visualização. O SIEC é também uma plataforma de comunicação, que permite a interação dos usuários, com o compartilhamento de painéis. As informações disponíveis abrangem as áreas de Contratos e Convênios, Gestão Fiscal e Controle Social. Por ser uma ferramenta em constante desenvolvimento, os usuários podem apresentar sugestões e reportar problemas no próprio sistema.”, explicou o coordenador de Controladoria da CGE, Marcelo Monteiro.

 

Após a coleta e agrupamento dos dados retirados dos sistemas corporativos do Estado, o SIEC gera painéis com informações de controle, onde o gestor pode acompanhar de forma tempestiva a situação dos órgãos e entidades estaduais.

 

Confira a apresentação aqui

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br