Síntese das atividades da Cage estão reunidas em publicação digital

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage) lançou na primeira quinzena de julho, o Relatório de Atividades, relativo ao exercício de 2019. A publicação disponibilizada em formato digital apresenta as principais realizações da Cage em prol da administração pública e da sociedade, no âmbito do planejamento; da inovação e qualificação; da orientação, controle interno, contabilidade e auditoria; e da transparência e controle social.

 

O Relatório destaca o redirecionamento do planejamento estratégico da Cage em conformidade com os objetivos estratégicos da Secretaria da Fazenda e Governo do Estado para gestão 2019/2022, para os quais a Cage colabora com um portfólio de projetos que visam qualificar a gestão pública a fim de que realize seus propósitos. 

 

Conforme demonstrado na publicação, o ano foi potencialmente criativo, considerando o conceito moderno e tecnológico das iniciativas desenvolvidas, que conferiram qualidade e eficiência à atuação da Cage. Nesse sentido, estruturas e processos foram aperfeiçoados e simplificados. Também se investiu na automação de rotinas para qualificação das ações de controle e melhor gestão dos recursos públicos.

 

Em 2019, o orçamento controlado pela Cage, com base no Balanço Orçamentário consolidado, totalizou R$73,8 bilhões. Já os benefícios gerados à sociedade gaúcha, por sua atuação preventiva, superaram R$50 milhões, considerados apenas os passíveis de representação monetária.

 

Em cumprimento ao dever institucional de orientar, a Cage elaborou estudos, instruções normativas e guias sublinhados pelo aprimoramento de medidas auxiliares à gestão e ao controle das atividades do Estado.

 

O aumento de 100% no número de usuários do Portal Transparência RS, bem como os mais de 50 mil acessos ao Portal Convênios e Parcerias são indicadores da disposição continuada da Cage em aprimorar a transparência e estimular o controle social.

 

O Relatório de Atividades 2019 demonstra o resultado do esforço coletivo dos 213 colaboradores da Cage comprometidos com a missão institucional de promover a boa governança dos recursos públicos, com eficiência e qualidade, mesmo em tempos adversos, a fim de que a instituição seja reconhecida pela sociedade e pela administração pública estadual por sua excelência, como indutora da boa gestão e promotora de transparência e integridade.

Confira o Relatório de Atividades 2019 em: https://fazenda.rs.gov.br/upload/1594651232_Relatorio%20de%20Atividades%202019.pdf

 

Disponível em:

https://fazenda.rs.gov.br/conteudo/13222/sintese-das-atividades-da-cage-estao-reunidas-em-publicacao-digital

 

Fonte:

Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage)