Sistema de ética pública de Pernambuco é apresentado em webinário

12 de Maio de 2021 ← ver outras

Realizado na tarde da terça-feira, dia 11, o webinário ‘Sistema Anticorrupção Estadual – A importância da ética na administração pública de Pernambuco’ contou com palestra da secretária da Controladoria Geral do Estado (SCGE), Érika Lacet. No evento promovido pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-PE), por meio do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ), e transmitido pelo canal YouTube da SCGE, ela falou sobre o “Sistema de Ética Pública no Estado de Pernambuco”.

 

Organizado em parceria com a Escola de Controle Interno Professor Francisco Ribeiro (ECI/SCGE), a programação foi aberta pelo procurador e coordenador do Centro de Estudos Jurídicos (CEJ/PGE-PE), César Caúla, que agradeceu a participação de todos e destacou ter sido essa uma edição especial do Programa de Capacitação dos Estagiários de Direito (PCED) da PGE-PE, sendo aberta ao público pela primeira vez.

 

Ao iniciar sua explanação, a secretária Érika agradeceu o convite, ressaltando o orgulho e felicidade em colaborar com a PGE, sua casa de origem. “É muito louvável um programa que visa aproximar os estudantes de Direito às realidades de temas que não só envolvem a Procuradoria, mas todo o Poder Executivo do Estado”, enfatizou, lembrando que ao assumir a SCGE, em 2019, sua visão de Estado e de controle foi ampliada.

 

PREVENÇÃO – “Quando a gente fala de controle interno, pensamos logo em fiscalização, auditoria, mas nossa atividade é muito mais ampla. Claro que quando detectamos uma irregularidade, é necessário uma investigação e punição. Porém a Controladoria tem um importante papel preventivo, de fortalecer a rede de controle interno do Estado. Estamos fomentando a criação de unidades específicas para essa finalidade nas secretarias e órgãos, exatamente para difundir a cultura de prevenção, de melhoria do gasto público, de gestão de riscos e de integridade”, frisou.

 

Ao longo de sua participação, a secretária apresentou, dentre outros itens, o mapa de corrupção no mundo, onde o Brasil aparece entre os países com alto risco; e detalhou os marcos normativos que dispõem sobre a governança e a política anticorrupção em Pernambuco. Por fim, exibiu o vídeo da campanha institucional do Governo do Estado, lançada no final de 2020 com a finalidade de estimular a disseminação da cultura de integridade entre todos os servidores pernambucanos. Quem desejar assistir ou mesmo rever a live, basta acessar o canal da SCGE no YouTube.

 

ÉTICA – Além da secretária Érika Lacet, o webinário contou com a palestra da advogada e presidente da Comissão de Ética Pública do Estado de Pernambuco (CEP), Clarissa Lima, que abordou o tema “Serviço público e ética: o papel da CEP”. Criada a partir do Decreto n° 46.853/2018, que instituiu o Sistema de Gestão da Ética na Administração Pública do Estado de Pernambuco, a CEP é vinculada diretamente ao governador Paulo Câmara. Coordenada pela SCGE, a Comissão tem a função de orientar e apoiar as comissões de ética das entidades e órgãos do Poder Executivo estadual e, ainda, sensibilizar gestores para a relevância do tema.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018