Tarefa especial do Estudantes de Atitude trabalha com tema ambiental

Escolas devem promover o repasse à Saneago de óleo de cozinha usado. Estimativa é que 25% dos vazamentos de esgoto são causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha em pias e ralos.

Dando continuidade às etapas do projeto Estudantes de Atitude, nesta quarta-feira (9/10), integrantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE), da Secretaria da Educação (Seduc) e da Saneago fazem o lançamento da Tarefa Especial, às 8 horas, no Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva, na Vila Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia. A solenidade de lançamento contará ainda com apresentação cultural dos alunos da escola.

 

O cumprimento da Tarefa Especial está relacionado ao projeto “Olho no Óleo”, da Saneago, que visa recolher o óleo de cozinha residual de residências e restaurantes para que seja posteriormente transformado em biodiesel. Segundo estudos realizados pela companhia de águas, 25% dos vazamentos de esgoto são causados pelo descarte incorreto do óleo de cozinha em pias e ralos.

 

“Para que a escola ganhe 10 pontos no projeto Estudantes de Atitude, cada escola deve captar pelo menos 100 litros de óleo. Caso o volume ultrapasse os 100 litros, pode haver premiações alternativas por parte da Saneago. Para o jogo, no entanto, a pontuação máxima com o cumprimento desta tarefa são 10 pontos”, informa a gerente de Controle Social da CGE, Lucélia Rocha da Silva.

 

O prazo das escolas participantes para conversão do óleo recolhido em pontos para o Estudantes de Atitude vai até dia 20 de novembro. No entanto, vale destacar que o recolhimento do resíduo para o programa Olho no Óleo da Saneago funciona de forma ininterrupta.

 

Consumidores residenciais podem levar o óleo em garrafa tipo PET, com tampa rosqueável, a um posto de coleta da Seneago. Já os grandes geradores, como as escolas e restaurantes, devem efetuar cadastro pelo 0800 645 0115, para que viaturas da empresa realizem o recolhimento do produto.

 

Serviço:
Estudantes de Atitude entra na fase da Tarefa Especial

-Data: 9 de outubro (quarta-feira);
-Horário: 8 horas;
-Local: Colégio Estadual Presidente Artur Costa e Silva (Rua X-26, Qd. 67, Vila Santa Luzia – Aparecida de Goiânia/GO).