Treinamento de interlocutores marca adesão do Governo do Estado à plataforma federal Fala.BR

A plataforma, que começa a ser utilizada ainda neste semestre, integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país.  

 

O Governo do Tocantins aderiu ao Fala.BR, uma plataforma desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU), que integra os maiores sistemas governamentais de ouvidorias (e-Ouv) e de acesso à informação (e-Sic) do país. Para efetivar esta adesão, foi realizada nesta quinta-feira, 29, o II Encontro da Rede de Ouvidorias do Executivo Estadual, com o treinamento dos interlocutores para a utilização da plataforma que começa a ser utilizada ainda neste semestre.   

 

O evento, que aconteceu no auditório do Igeprev, contou com treinamento aplicado pelo coordenador-geral Substituto de Orientação e Acompanhamento de Ouvidorias, da Ouvidoria-Geral da União, da CGU, Marcos Silva Monteiro, de Brasília (DF).

 

Na solenidade de abertura do evento, o secretário-chefe da CGE, Senivan Almeida de Arruda, ressaltou o papel das ouvidorias na transparência da gestão pública. “O controle social tem melhorado o processo de responsabilidade dos municípios, dos estados e da própria União, pois o cidadão passou a ser parte fundamental na gestão e quando o cidadão se sente integrado, os órgãos de controle e os governos também se fortalecem”, reforçou, ao completar que a plataforma vem ampliar essa participação popular na gestão.

 

O superintendente da CGU no Tocantins, Leandro da Cruz Alves, que prestigiou a solenidade, também destacou na ocasião que a plataforma é reflexo de uma “mudança de paradigma, onde se amplia cada vez mais a participação do cidadão na gestão pública”. Ele também falou sobre o papel da plataforma nesse processo. “O nosso sonho [CGU] é que todos usem o Fala.BR de forma integrada, porque o cidadão não quer saber quem está fazendo e sim que o serviço seja feito”, enfatizou.

 

Presenças

O evento contou ainda com a presença do presidente do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev), Sharlles Fernando Bezerra Lima; da ouvidora do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), Heloísa Lohanna Lemos Torres Araújo, da diretora de Ouvidoria, Transparência e Controle Social da CGE, Juliana Gobbo de Oliveira e o coordenador do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, da Superintendência Regional da CGU no Tocantins, Éder Lucinda Pereira.

 

 

Fotos: Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins

Fonte:

Assessoria de Comunicação
ascom@controladoria.to.gov.br     
www.cge.to.gov.br 
63 3218-2434 / 63 98416-9057