Piauí: CGE adota modelo internacional para fortalecer controle interno no Estado

08 de Maio de 2015 ← ver outras

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) está iniciando um processo que visa elevar a maturidade da Atividade de Auditoria Interna por meio do modelo internacional IA-CM (Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público).

Para iniciar esse processo, o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, instituiu uma comissão de nove auditores que ficará responsável pela implementação das recomendações contidas no relatório prévio de diagnóstico promovido pelo Banco Mundial. O diagnóstico apontou melhorias possíveis aos serviços oferecidos, ao gerenciamento de pessoal, às práticas profissionais utilizadas, à medição de resultados e performance do desempenho, bem como às relações interorganizacionais e às práticas de governança.

O auditor governamental Alexandre Chaves, que está coordenando os trabalhos, explica que o modelo IA-CM é internacionalmente aceito e a autoavaliação foi necessária para diagnosticar o nível de maturidade do Controle Interno no Estado.

“A visita da consultora do Canadá e do Banco Mundial, na semana passada, visou validar uma autoavaliação que nós tínhamos feito no Estado. Eles concluíram que o trabalho de autoavaliação foi bem sucedido, pois pontuamos corretamente em que nível estamos. Agora, temos uma lista de afazeres no intuito de subir nível a nível. A comissão existe para pontuarmos o que devemos fazer para chegar ao nível de excelência”, disse.

Nesta etapa, a CGE se propõe a aperfeiçoar as práticas e procedimentos para fortalecer o controle interno no Estado. “Assumindo que o modelo IA-CM reflete uma realidade onde o órgão que está no nível 2 está melhor que o nível 1, assim como o que está no nível 5 está melhor do que todos os outros, a expectativa é ter uma CGE mais efetiva, mais otimizada, uma CGE cada vez mais atuante, motivadora para se trabalhar e organizada. Estamos utilizando esse modelo como diretriz, confiando de que o resultado vai ser um órgão cada vez mais estruturado, melhor”, completa.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br



1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria traz referências do Brasil, Portugal e Angola

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa (PLP), vai promover, nos dias...

saiba mais

Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco comemora 13 anos de atividade

Na última quinta-feira (14), comemora-se os 13 anos de atividades da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), instituída em 14 de outubro de 2008, e que hoje integra...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018