Piauí: CGE comemora 15 anos de existência

27 de Junho de 2018 ← ver outras

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE/PI) completou 15 anos no último dia 9 de junho e celebrou o aniversário em solenidade realizada na manhã desta terça-feira (26). O evento reuniu secretários de Estado, servidores da CGE, dos Núcleos de Controle Interno dos órgãos e ainda representantes de órgãos parceiros da Controladoria, a exemplo do Tribunal de Contas do Estado, Controladoria-Geral da União no Piauí e Rede de Controle.

Na ocasião, o controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes avaliou a atuação do órgão e falou sobre as estratégias de atuação para os próximos anos.

"Durante esses 15 anos, nós comemoramos os avanços, mas temos que ter a humildade institucional de reconhecer que muitas ações poderíamos ter feito. Nós esperamos que com esse nosso planejamento, nós estejamos seguros de que muitas ações que fizemos durante esses 15 anos foram exitosas e merecem ser mantidas, porém aprimoradas, e nos cabe avaliar e estabelecer as diretrizes. Esperemos que com esse planejamento, estejamos firmes e unidos em prol da nossa instituição e do nosso sistema de controle interno", disse o controlador-geral.

Dentre as estratégias de atuação para os próximos anos, a CGE se propõe a desenvolver a inteligência governamental pautada no uso da tecnologia da informação para avaliar riscos; conscientizar a função do controle interno na prevenção de riscos, correção de desvios e melhoria da eficiência operacional; e desenvolver as relações institucionais da CGE com órgãos do governo, de controle e a sociedade civil, buscando preservar as competências internas e obter a cooperação necessária para o sucesso das operações.

Durante o evento, o secretário de Saúde, Florentino Neto; o secretário de Educação Helder Jacobina; e o secretário de Planejamento, Antônio Neto, representando o governador do Estado no evento, falaram sobre a atuação da Controladoria, como parceira dos demais órgãos.

"A Controladoria está comemorando não só seus 15 anos, mas sua maioridade, uma vez que ao longo desses 15 anos surpreendeu pelo desempenho de suas ações. A CGE tem desempenhado o papel fundamental na boa governança das políticas públicas do Estado. Temos ainda um grande desafio, muita coisa a trilhar, a avançar, mas o que a Controladoria já exerceu é insubstituível, pela qualidade de seus técnicos, seus auditores, no sentido de dotar o Estado com uma ferramenta de controle interno mais eficiente, dar ao gestor a segurança na execução de suas políticas públicas, das ações de seu planejamento, no que se refere à administração financeira e contábil", declarou o secretário de Planejamento, Antônio Neto.

Para o secretário de Saúde do Estado, Florentino Neto, a atuação junto ao órgão tem sido de fundamental importância para o andamento de obras e outras demandas importantes para a sociedade.

"A CGE tem como atividade primeira o controle interno, que visa promover que as políticas públicas sejam realizadas com maior grau de apego à legalidade, ao controle de gastos, de vinculação ao princípio da economicidade. Esta data coincide com a notícia que recebi hoje, dia em que nós recebemos a autorização para início das obras da nova maternidade de referência de Teresina. E eu agradeço a CGE porque ela me ajudou, como secretário de Saúde, a conduzir o diálogo com a Caixa Econômica e conduzir todo o processo na contratação de um consórcio de empresas para a execução dessa obra. E eu estou também solicitando à Controladoria que acompanhe a obra, porque isso é uma garantia de que o controle interno está sendo exercido e, consequentemente, menos problemas nós teremos", disse o secretário de Saúde Florentino Neto.

 

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 99941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br; jorn.virginiasantos@gmail.com

Mais informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (51) 98195-1911



Atenção, universitários: abertas as inscrições para o Prêmio Essencial

CGDF premiará as três ideias mais inovadoras sobre controle social   A partir desta sexta-feira (24 de setembro), estão abertas as inscrições para o Prêmio Essencial, iniciativa da...

saiba mais

Atividades da I Semana da Controladoria: promovendo a governança permanecem gravadas no canal da CGE Tocantins no YouTube

Todas as atividades da I Semana da Controladoria: promovendo a governança estão disponíveis no YouTube, por meio do canal da Controladoria-Geral do Estado...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018