Piauí: Seminário de Controle Interno capacita 200 servidores do Estado

20 de Março de 2015 ← ver outras

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI), por meio da Gerência de Controle Interno, e a Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, finalizaram na manhã desta sexta-feira (20) o Seminário de Controle Interno. O evento teve início na quinta-feira (19) com os gestores e encerrou hoje com palestras para cerca de 200 servidores que receberam orientações para a eficiência da gestão pública.

A superintendente de Projetos da Secretaria de Governo, Viviane Moura, abriu o ciclo de palestras abordando os principais aspectos das parcerias público-privadas.

Dando continuidade, o diretor da Unidade de Planejamento Estratégico da Secretaria de Planejamento do Estado, Manoel Lopes, explicou sobre o ciclo de gestão do planejamento e execução orçamentária, onde tratou da Lei Orçamentária Anual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e citou aspectos da Lei de Responsabilidade Fiscal além de ter orientado servidores para execução orçamentária eficiente.

A formalização do processo de despesa pública foi o tema abordado pelo auditor da CGE-PI, Kilmer Távora que apresentou os estágios da despesa pública e a importância da qualidade do gasto público.

Ainda durante o Seminário, o Analista do Tesouro Estadual  da Secretaria de Fazenda, Ricjardeson Dias, focou no novo plano de contas e suas implicações operacionais no processo de despesa, enquanto Maria Catarina, da Secretaria de Administração deu destaque ao controle dos gastos públicos.

Para o controlador-geral do Estado, o Seminário atingiu seu objetivo que foi despertar e conscientizar gestores e servidores da importância dessas temáticas para a melhoria da gestão pública.

“A intenção não é esgotar os assuntos nesses dois dias de Seminário, mas chamar a atenção para a necessidade do cumprimento dessas obrigações. Vários gestores demonstraram que foi muito importante e avaliamos como positiva a realização deste seminário”, disse o controlador, ao complementar que serão realizados em breve outros treinamentos voltados para temas mais específicos.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br



1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria traz referências do Brasil, Portugal e Angola

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa (PLP), vai promover, nos dias...

saiba mais

Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco comemora 13 anos de atividade

Na última quinta-feira (14), comemora-se os 13 anos de atividades da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), instituída em 14 de outubro de 2008, e que hoje integra...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018