Piauí: CGE recebe visita de consultora internacional

29 de Abril de 2015 ← ver outras

A Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI) recebeu nesta quarta-feira (29) e sexta-feira (30), a consultora canadense Libby MacRae que está realizando, em três Controladorias do país, um diagnóstico dos procedimentos e ações de auditoria interna, com o objetivo de aprimorá-los com base em padrões internacionais.

Estiveram presentes também a especialista em Gerenciamento Financeiro e representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler e Wilfrido Rocha, representante do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, o controlador-adjunto, Gilberto Gomes, e o auditor governamental Alexandre Chaves acompanharam a visita à CGE e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), que também aconteceu nesta quarta-feira.

A visita da equipe ao Piauí faz parte das ações de parceria entre o Banco Mundial e o Conaci para aplicação do Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM). A CGE-PI, juntamente com as Controladorias do Maranhão e de Minas Gerais foram escolhidas como piloto do projeto de autoavaliação dos trabalhos.

De acordo com a representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler, a avaliação do sistema de controle interno do Piauí terá uma grande contribuição para o país. “A análise do sistema de controle interno do estado do Piauí vai contribuir para uma análise a nível nacional, para entender o sistema de controle interno do Brasil como um todo. O sistema de controle interno robusto e  uma função da auditoria interna eficiente são pilares para uma boa governança”, disse.

Na CGE, Libby MacRae conheceu as instalações do órgão, visitou as gerências e fez questionamentos quanto às ações aplicadas ao controle interno. Nesta quinta-feira (30), a equipe visitou as Secretarias de Estado da Fazenda, do Planejamento, da Administração, Iapep, além da Rede de Controle.

O controlador-geral Darcy Siqueira ressaltou a importância desse diagnóstico. “O diagnóstico é importante para conhecer nossas fragilidades e saber que procedimentos podemos melhorar. A matriz de diagnóstico vai nos nortear como melhorar nossos procedimentos e isso vai contribuir de uma forma geral para a melhoria da gestão pública do Estado do Piauí”, disse o controlador.

——————————–

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-PI

Telefone: (86) 9941 9019 | (86) 3211 0590 | (86) 3211 0770

E-mail: anavirginia@cge.pi.gov.br

Site: www.cge.pi.gov.br



1º Congresso Internacional de Controle Interno e Auditoria traz referências do Brasil, Portugal e Angola

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com a Comunidade de Auditores dos Países de Língua Portuguesa (PLP), vai promover, nos dias...

saiba mais

Ouvidoria Geral do Estado de Pernambuco comemora 13 anos de atividade

Na última quinta-feira (14), comemora-se os 13 anos de atividades da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE), instituída em 14 de outubro de 2008, e que hoje integra...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018