QUEM SOMOS?

Em uma sociedade que demanda atitudes cada vez mais ativas em defesa da transparência dos gastos públicos, o Conaci exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas.

Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.

Além de discutir, conhecer e trocar experiências, o Conaci consolida-se com o propósito principal de promover a necessária integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos atuantes no Brasil, beneficiando a sociedade, o Estado e o país.

Faz parte de sua atuação a coordenação e articulação das ações de interesse dos órgãos de controle interno, a realização de debates e eventos de interesse de seus membros e a coordenação e desenvolvimento de programas e projetos voltados à construção de mecanismos de controle que possibilitem ao país avançar econômica e socialmente, aproximando o poder público dos cidadãos.

Missão

Fortalecer, por meio da representação colegiada, os mecanismos de governança e de controle interno na administração pública do Brasil, estimulando a cultura de integridade, a participação social e a prevenção da corrupção.

Visão

Ser reconhecido como instituição referência de aperfeiçoamento e de harmonização de mecanismos de governança pública, por meio da adoção de melhores práticas e padrões nacionais e internacionais reconhecidos.

Valores

  • Integridade
  • Transparência
  • Profissionalismo
  • Atuação em rede
  • Transformação digital
  • Inovação
  • Educação Continuada
  • Responsabilidade ambiental e social

Gestão

Edmar Moreira Camata

Presidente do Conaci. Secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont-ES) desde janeiro de 2019. Agente licenciado da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Mestrando em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (Espanha), formado em Direito e tem especializações em Gestão Integrada em Segurança Pública, Ministério Público e Defesa da Ordem Jurídica e MBA em Gestão Pública. Sempre se dedicou, de forma voluntária, a assuntos de interesse social. Atuou na Transparência Capixaba entre 2006 a 2018, tendo sido diretor da ONG por quatro anos, quando criou o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Participou também do Fórum de Entidades em Defesa da Bacia do Rio Doce e do movimento Unidos Contra a Corrupção, além de ter atuado ativamente na campanha "10 Medidas Contra a Corrupção". Foi membro voluntário do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Governo do Estado.

Erika Lacet

1ª vice-presidente do Conaci. Atual secretária da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado/Pernambuco, é bacharela em Direito, pós-graduada em Direito Tributário e tem MBA em Gestão de Projetos, certificada em Implementação da LGPD pela Privacy Academy, certificada em Governança e Gestão de Riscos. É procuradora do Estado de Pernambuco e está em sua segunda passagem pela chefia da SCGE.


Luís Augusto Peixoto Rocha

2º vice-presidente do Conaci. Auditor Geral do Estado da Bahia desde 2015, é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), com Especialização em Administração Empresarial (UFBa), Especialização em Gestão Tributária (Unifacs), Pós-Graduação em Economia pela George Washington University e MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Auditor Fiscal do Estado da Bahia, é Certificado C31000 - Certified ISO 31000 Risk Management Professional e presidente do Conselho Fiscal da Desenbahia.

Helmut Mutiz

Secretário-Geral do Conaci. Formado em administração, com especialização em gestão pública e contábil, é Auditor do Estado desde 2010, assumindo a Ouvidoria Geral do Estado em março de 2012, permanecendo até julho de 2014, quando foi nomeado para exercer o cargo de Secretário de Estado de Controle e Transparência. Entre 2015 a 2018 atuou como assessor técnico da Secont. Em janeiro de 2019 assumiu a Corregedoria Geral do Estado, permanecendo até março de 2023. Reassumiu a Ouvidoria Geral do Estado do Espírito Santo até dezembro de 2023.

Thais Venturatto

Assessora de Comunicação do Conaci. Diretora de Comunicação do IDCT. Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo. Especialista em comunicação audiovisual. Qualificada em Technology Entrepreneurship e estudante de Filosofia.


Rafael Oliozi

Coordenador de Planejamento do Conaci. Atual Coordenador da Unidade Executora de Controle Interno – UECI e do Escritório Local de Processos e Inovação – ELPI da Secretaria de Estado de Controle e Transparência – SECONT/ES. Graduando em Direito pela FAESA – Centro Universitário. Atua em atividades relacionadas ao Controle Interno desde 2017, tendo coordenado, entre 2019 e 2020, a UECI e o ELPI da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social – SESP, e integrado, entre 2017 e 2019, a UECI e o ELPI do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo – CBMES. Junto às fileiras do CBMES, atuou, também, como auxiliar em atividades administrativas, correcionais, educacionais, investigativas e operacionais.

Camila de Oliveira

Coordenadora de Contratações e Operações do Conaci.






Daniela Gonzaga

Coordenadora do Conaci.






Cristina Cardoso

Coordenadora do Conaci. Formada em Direito pela UCSAL, iniciei minha trajetória profissional como bolsista no Projeto de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto de Saúde Coletiva-UFBA e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, contribuindo para a construção de um banco de dados da legislação relativa à Vigilância Sanitária. Gestora Pública desde 2005, participei da reconstrução do Planserv. Em 2012, assumi a Coordenação Central de Licitações do Estado da Bahia. Em 2015 assumi o cargo de Coordenadora Geral do Planserv. Em 2019, entrei em exercício na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, como assessora do Secretário e fui designada Encarregada de Proteção de Dados Pessoais da SEFAZ, coordenando o Grupo de Trabalho responsável por propor estratégias de implementação da governança de dados pessoais, no âmbito da instituição.

Alexandre Falcão

Coordenador da Câmara Técnica da Lei Anticorrupção do Conselho Nacional de Controle Interno - Conaci. Subsecretário de Estado de Integridade Governamental e Empresarial da SECONT/ES. Delegado de Polícia Civil - PCES, com atuação de sete anos no Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção - NUROC. Criador do Laboratório de Tecnologia contra à Lavagem de Dinheiro da SESP/ES. Pós graduado em Direito Público e em Governança, Gestão de Riscos e Compliance - GRC pela FDV. Professor de Pós Graduação em GRC e da Academia de Polícia Civil. Capacitação em técnicas de interrogatório pelo FBI e de investigação e combate à lavagem de dinheiro pelo Ministério da Justiça e pela Academia Nacional da Polícia Federal.

Rodolfo Serrano

Coordenador da Câmara Técnica de Auditoria Interna e IA-CM do Conselho Nacional de Controle Interno - Conaci. Gerente Executivo de Auditoria da Controladoria Geral do Estado da Paraíba. Nos últimos anos, tem se dedicado ao estudo, implementação e validação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o Setor Público, framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva.


Larissa Ananda

Coordenadora da Câmara Técnica da Lei Geral de Proteção de Dados do Conselho Nacional de Controle Interno - Conaci. Possui Graduação em Economia e Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia. É Pesquisadora do Grupo de Pesquisa InovaLab. Desde 2022 é Diretora de Transparência e Governo Aberto da Controladoria Geral do Estado de Rondônia. Foi Coordenadora Suplente do Comitê Gestor de Privacidade e Proteção de Dados do Estado de Rondônia de 2022 a 2023.

Breve Histórico

Galeria de ex-presidentes

Maria Celeste Morais Guimarães
Angela Maria Soares Silvares
Roberto Paulo Amoras
Gustavo Gonçalves Ungaro
Álvaro Panizza S. Abi Fakredin
Leonardo de Araújo Ferraz
Rodrigo Fontenelle de Araújo Miranda

Conheça aqui o planejamento estratégico 2022-2023

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