Rio Grande do Sul: Fazenda lança novo portal com mais serviços e transparência

28 de Março de 2017 ← ver outras

No dia em que comemorou 127 anos, a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul apresentou o seu novo site  www.fazenda.rs.gov.br, que traz novas ferramentas de atendimento e mais facilidade no acesso às informações sobre as finanças do Estado. "É uma ferramenta importante, com conteúdo e funções que qualificam nossa relação com a sociedade", definiu o secretário-adjunto da Fazenda, Luis Antônio Bins, durante evento na manhã do dia 20 de março.

Bins salientou o esforço de vários setores envolvidos no processo de criação do novo portal, lembrando que o lançamento na data de aniversário da Secretaria simboliza todo um histórico de "trabalho intenso e profícuo em favor da sociedade gaúcha". O secretário-adjunto definiu a comunicação, a transparência e a prestação de serviços como os três pontos centrais do novo site, desenvolvido em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul, a Procergs.

Plantão Virtual

Com o desafio permanente de melhorar os processos sobre a administração tributária, a Receita Estadual está apresentando dois serviços inéditos, que estão disponíveis no novo endereço eletrônico www.receita.fazenda.rs.gov.br. "Além de sermos ativos na cobrança e no combate à sonegação, as novas ferramentas possibilitam oferecer melhores serviços aos contribuintes e contadores", destacou o subsecretário da Receita Estadual, Mário Luís Wunderlich dos Santos.

Entre as novidades está o Plantão Fiscal Virtual, que irá padronizar o atendimento aos contribuintes e reduzir a necessidade do atendimento pessoal nas unidades da Receita Estadual, liberando mais servidores para atuarem em outras atividades relacionadas à gestão tributária.

Wunderlich salientou que o novo serviço, sob a responsabilidade do NAVi (Núcleo de Atendimento Virtual), permitirá o retorno a 80% das dúvidas dos contribuintes em até 24 horas após o registro. Os 20% restantes, em regra, receberão a resposta em 48 horas. A Receita Estadual também passou a disponibilizar a Agenda Fazendária, com informações sobre prazos de vencimentos dos impostos e outras obrigações dos contribuintes.

Informação acessível

Responsável pelo controle interno da gestão pública estadual, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage) prevê que o novo portal vai ampliar a transparência das contas do Estado. "É um serviço que vem para coroar um processo focado na informação para a sociedade", destacou o titular da Cage, Álvaro Fakredin. Ele destacou o recente lançamento do aplicativo Pilas R$ como uma das diversas ferramentas que atendem "a esta demanda atual de sermos visíveis para o público".

No novo endereço da Cage, www.cage.fazenda.rs.gov.br, estarão disponíveis diferentes serviços sobre a contabilidade pública e para consultas do cidadão, de órgãos governamentais e prefeituras (Cadin). Fakredin destacou serviços como o Manuel do Gestor Público, a disponibilidade dos relatórios de gestão da Cage e o novo calendário que torna público as responsabilidades internas sobre prazo para apresentação de relatórios e pareceres.

Dívida Pública

Ao acessar, a partir de agora, o site do Tesouro do Estado  www.tesouro.fazenda.rs.gov.br, o cidadão poderá visualizar documentos de um tema que está no centro das atenções no momento: os contratos da Dívida Pública do Rio Grande do Sul, que estarão abertos para consulta. "A sociedade nos cobra mais informação e queremos divulgar as ações relevantes na atividade do Tesouro", definiu o subsecretário-adjunto Eduardo Lacher.

Através do novo portal, acentuou Lacher, o Tesouro do Estado quer qualificar a prestação de serviços para os diferentes públicos. Para tanto, o internauta terá, em espaço de fácil visualização e linguagem acessível, acesso a conteúdos, como relatórios da execução orçamentária, pagamentos de fornecedores e os diferentes serviços relacionados aos servidores públicos.

Novo site

Além da novidade no atendimento aos contribuintes, a página da Fazenda na internet passou por uma completa reformulação. Conforme o Mílton Cesar da Costa, supervisor de Desenvolvimento Organizacional e Qualidade (Sudesq), o projeto do novo site teve a preocupação de oferecer maior espaço para notícias e mais facilidade de interação.

No novo site está mais fácil ao usuário encontrar os conteúdos. O site oferece melhor agilidade e autonomia na atualização das informações, e agrupa, na página principal, serviços por áreas de interesse (Cidadão, Empresa e Municípios). Também reúne espaços destacados para demais informações relacionadas com as três subsecretarias: Receita Estadual, Tesouro do Estado e Contadoria e Auditoria-Geral do Estado.

Informações para a imprensa:

Cage-RS

Assessora de Imprensa: Tamara Dentee

E-mail: tamarad@sefaz.rs.gov.br; cage@sefaz.rs.gov.br

Telefone: (51) 3214-5200

Site: http://cage.fazenda.rs.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (27) 99973-4547



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018