Rio Grande do Sul: Presidente da Corsan apresenta para a Cage projeto de PPP

25 de Julho de 2017 ← ver outras

Na tarde do dia 18 de julho, o diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan, Flávio Presser, acompanhado do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Jorge Melo, e da assessora responsável pelo Departamento de Orçamento, Alessandra Machado, estiveram reunidos com o Subsecretário da Fazenda e Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin, para apresentar o projeto de Parceria Público-Privada (PPP), denominado Parceria pelo Futuro.

A Corsan solicitou no encontro o acompanhamento da CAGE no projeto. Pela CAGE, também participaram da reunião os Adjuntos Antônio Kehrwald, Gilberto Raymundo e Lorena Dias da Silva, o Chefe da Divisão de Controle da Administração Indireta, Júlio Augusto da Cruz Neves, e os auditores Juliana Debaquer,  Guilherme Pinto de Lima e Luiz Felipe Corrêa Noé.

Saiba Mais!

O projeto proposto pela Corsan prevê universalizar os serviços de esgotamento sanitário em nove cidades da Região Metropolitana (Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul) em um prazo de 11 anos. Os municípios foram priorizados em função da grande concentração populacional e por contribuírem para dois dos dez rios mais poluídos do País, o Sinos e o Gravataí.

Serão contempladas mais de 1,2 milhão de pessoas e gerados 32,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Além disso, serão diminuídas as doenças transmitidas pela falta de ligação de residências a redes coletoras de esgoto.

O projeto passará agora por alinhamento com os municípios. Depois, será feita consulta pública pela internet, com prazo de 30 dias. Esse sistema garante transparência ao processo. Após o período de 30 dias, haverá uma audiência pública. E por fim, será iniciado o processo de licitação para as obras.

A Corsan buscou a parceria público-privada no modelo de concessão administrativa, quando os serviços são prestados à administração e não têm relação direta com os usuários, garantindo que 100% da Companhia se mantenha pública. Com isso, a Corsan pretende acelerar a universalização do saneamento, promovendo um impacto significativo na qualidade de vida da população beneficiada. Outras informações podem ser encontradas no site  www.parceriacorsan.com.br

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da Cage-RS

E-mail: tamarad@sefaz.rs.gov.br; cage@sefaz.rs.gov.br

Telefone: (51) 3214-5200

Site: http://cage.fazenda.rs.gov.br

Mais informações sobre o Conaci:

Ane Ramaldes

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (21) 97500-4402



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018