São Paulo: Audiência pública discute edital do Programa Agentes de Governo Aberto

20 de Março de 2019 ← ver outras

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) e a Secretária do Governo Municipal, por meio da Supervisão de Assuntos de Governo Aberto, realizaram, na terça-feira (19/03), uma audiência pública para o aperfeiçoamento do edital de credenciamento do Programa Agentes de Governo Aberto. O encontro foi no MobLab, no centro da cidade, e reuniu autoridades e sociedade civil.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro e pelo Subsecretário de Projetos Estratégicos, da Secretaria do Governo Municipal, Alexis Vargas que deu início a audiência pública. Vargas ressaltou que o Programa Agentes de Governo Aberto foi escolhido como um projeto prioritário da administração Bruno Covas, com caráter intersecretarial e que as iniciativas relacionadas a transparência, prestação de contas e combate a corrupção passam por todo o governo. O Subsecretário apontou algumas mudanças no edital de 2019, principalmente com relação a distribuição dos temas em todas as regiões da cidade. “A importância deste programa é garantir que a sociedade tenha cada vez mais capacidade de acessar e trabalhar os dados públicos, ajudando a Prefeitura a fazer um controle social efetivo”.

O Controlador Geral do Município e membro do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Gustavo Ungaro, lembrou o pioneirismo e o compromisso da cidade de São Paulo com a Open Government Partnership - Parceria de Governo Aberto e a possibilidade do Programa Agentes de Governo Aberto se tornar uma referência para outras cidades do Brasil e também em âmbito internacional. Ungaro reforçou que as mudanças no edital de 2019 tem o propósito de ampliar o programa, não só no número de agentes, mas também com a antecipação da agenda de oficinas, a partir de agosto. “Nós queremos que este ano seja o da dinamização democrática do programa, com maior participação dentro dos eixos propostos para nortearem a reflexão. Para que isso aconteça, vamos valorizar os parceiros estratégicos, com os equipamentos culturais e educacionais e também as subprefeituras com seus conselhos participativos, além de organizações de destaque da sociedade civil e o Sistema S. A intenção é que a cidade se aproprie deste programa, com maior valorização dos agentes e dos cidadãos”.

Os participantes da audiência pública, reunidos em grupos, discutiram a minuta do edital e registraram comentários e sugestões para aprimoramento do programa. O auditor Artur Monteiro acompanha o Programa Agentes de Governo Aberto desde a primeira edição e já participou de algumas oficinas voltadas para a questão de dados abertos e programa de metas. Ele acredita que pode contribuir com mudanças no edital facilitando a linguagem do que é apresentado. “Às vezes é mais fácil usarmos termos mais próximos da população, das pessoas mais simples, para atrair potenciais projetos para a inscrição”.

A contadora Camila da Silva não conhecia o Programa Agentes de Governo Aberto. Decidiu participar da audiência pública já que trabalha com o terceiro setor e um dos clientes gostaria de sediar as oficinas do projeto. Para Camila, participar deste momento é uma ação de cidadania.  “Nós temos que ter curiosidade para saber o que a administração pública está fazendo pela cidade e pela população”.

 

Consulta Pública

A população tem até o dia 21/03 (23h59) para contribuir com a consulta pública online do edital através do link: https://participe.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br/#/

O Programa Agentes de Governo Aberto tem como objetivo disseminar conceitos, ferramentas e práticas de controle social e participação nas políticas públicas municipais, por meio do oferecimento de oficinas gratuitas em todas as regiões da cidade. Serão selecionados 32 Agentes de Governo Aberto, em 6 categorias, que receberão R$ 6 mil para planejar e ministrar oficinas durante 4 meses, de agosto a novembro de 2019. Estima-se que o Programa fomente mais de 1200 horas de oficinas gratuitas nas regiões de todas as Subprefeituras da cidade de São Paulo.

Nas três primeiras edições, o Programa Agentes de Governo Aberto já selecionou 130 agentes e contou com a participação de mais de 23 mil munícipes nas oficinas descentralizadas pela cidade.

 

Fonte: 

Assessoria de Imprensa da CGM-SP

Telefone: (11) 3113-8236/8237

E-mail: lraquel@prefeitura.sp.gov.br

Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (51) 98195-1911



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018