São Paulo: CGM apresenta medidas de combate à corrupção em encontro realizado pela ICC/Brasil

12 de Fevereiro de 2019 ← ver outras

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou, nesta segunda-feira (11/02), de evento realizado pela Internacional Chamber of Commerce (ICC/Brasil) que discutiu os principais desafios do combate à corrupção. O Controlador Geral do Município e membro do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), Gustavo Ungaro, fez parte da mesa de discussões da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC e falou sobre a atuação da CGM e as medidas adotadas pelo órgão no combate à corrupção no município de São Paulo.

Também participaram dos debates o vice-presidente da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da entidade, Carlo Verona, a assessora Sênior de Politicas da ICC Brasil, Gabriela Dorlhiac, o representante da Transparência Internacional, Guilherme Donega e o ex-Corregedor-Geral da União, Antônio Carlos da Nobrega, além de líderes empresariais, advogados e compliance officer.

Em sua apresentação, Gustavo Ungaro abordou a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pela prática de atos contra a administração pública, destacando os resultados concretos obtidos, como  as 17 empresas já condenadas por diversas irregularidades em gestão passada da Fundação Theatro Municipal, da Secretaria Municipal de Cultura, entre 2013/2016. As multas ultrapassam um milhão de reais (R$ 1.000.320,81) e os valores que deverão ser devolvidos ao erário público chegam a R$ 12.339.269,27.

Entre outros pontos levantados em sua apresentação, Ungaro também falou sobre o pioneirismo da Controladoria Geral do Município na elaboração do Programa de Integridade e Boas Práticas na administração direta da Prefeitura de São Paulo, das metas do Governo Bruno Covas para a desburocratização e o propósito de que os dados publicados pela administração municipal estejam disponíveis em formato aberto.

Para encerrar, o Controlador apresentou os dados mais recentes de acessos aos Portais da Transparência e Dados Abertos, as solicitações de E-Sic e os projetos parceiros de Governo Aberto, como o Programa Agentes de Governo Aberto. Ungaro demonstrou a importância do aperfeiçoamento do controle interno pelo poder público. “As auditorias internas não podem trabalhar apenas como um esboço dos Tribunais de Contas. Elas devem ter uma atuação concomitante e preventiva, trabalhando para mensurar o retorno para o município. Os gestores devem perceber que investir em controle interno não é despesa, pois o controle recupera recursos desviados e evita desperdícios”.

 

ICC Brasil

A ICC é a maior entidade empresarial do mundo em arbitragem e autorregulação do comércio internacional, sendo a primeira organização internacional a desenvolver regras de anticorrupção para o setor empresarial. Desde 2017, a ICC possui assento de membro observador junto à Assembleia Geral das Nações Unidas, como porta voz do setor empresarial.

A Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil reúne diversos lideres empresariais e advogados com o objetivo de fortalecer o compromisso do setor privado brasileiro no combate à corrupção.

 

Fonte: 

Assessoria de Imprensa da CGM-SP

Telefone: (11) 3113-8236/8237

E-mail: lraquel@prefeitura.sp.gov.br

Site: www.prefeitura.sp.gov.br

Informações sobre o CONACI:

Xaene Pereira

Assessora de Comunicação

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Telefone: (51) 98195-1911



Crescem atendimentos e resolutividade das respostas da Ouvidoria-Geral do Estado

Relatório aponta que o mês de maio trouxe aumento do número de atendimentos aos usuários do Sistema de Ouvidoria de Goiás. Nos cinco primeiros meses do ano...

saiba mais

Conheça os direitos dos usuários dos serviços públicos

O usuário de serviços públicos tem diversos direitos garantidos em legislação, de forma específica na Lei Federal nº 13.460/2017, que completa quatro anos...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018