Gerenciamento de pessoas e papéis de liderança foram pautas abordadas no encerramento do XVI Encontro Nacional

25 de Setembro de 2020 ← ver outras

Ontem, 24, foi o último dia do XVI Encontro Nacional de Controle Interno: Ciclo de Debates, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Controladoria-Geral da União (CGU). O tema abordado foi “Gerenciamento de Pessoas na Auditoria Interna: os Papéis da Liderança e da Motivação na Escalada de Capacidades”. Paulo Grazziotin, do Gestão em Gotas, nas redes sociais e a cofundadora e membro da equipe @somosauditores, Dheymia Lima, foram os debatedores. O auditor Federal de Finanças e Controle, Marcus Braga, foi o mediador do evento. Esta edição do Encontro Nacional contou com mais de 13 mil visualizações em todas as lives.  

 

O secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Leonel,  fez o encerramento oficial do evento, representando o Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário. Leonel falou sobre a importância de ter um aprendizado contínuo e sobre a situação brasileira em relação ao Produto Interno Bruto (PIB). O secretário destacou cada debate e ressaltou que “todas as palestras nos levam para nos preparar para esse novo momento, cada vez melhor”. E, enfatizou a relevância da parceria entre o Conselho e a União. 

 

“A gente não faz controle sozinho, a gente faz controle se articulando dentro do Controle Interno, articulando com o Controle Externo, com a população e com o gestor, nós precisamos envolver todo mundo”, lembrou Marcus Braga na abertura do encontro online. Ele mediou as perguntas dos convidados para os debatedores. 

 

O tema desse último debate envolveu as pessoas e a importância delas no processo da Auditoria Interna. Por isso, Dheymia ressaltou as competências que um auditor deve ter para contribuir com o trabalho e quais os atributos as Auditorias devem oferecer aos trabalhadores. “O produto do nosso trabalho é a melhoria, é a mudança que este produto vai gerar na organização, é o benefício que ele entrega. Eu acredito que este é o benefício do nosso trabalho e é por isso que nós precisamos de pessoas”, explicou a cofundadora.  

 

Grazziotin, com sua fala carregada de emoções e literatura, falou sobre a diferença entre um líder e um chefe. A liderança ensina, dá exemplo e trabalha em conjunto com os colaboradores. Como Paulo mesmo explicou, “qualidade na auditoria interna é responsabilidade de todos, mas pode se transformar em responsabilidade de ninguém sem a liderança adequada nessa unidade de auditoria interna”. Além disso, lembrou o quanto a pandemia afetou as pessoas, o número de suicídios aumentou e, muitas vezes, os recursos humanos das instituições não sabiam como lidar. Por isso, ressaltou que “as pessoas não são máquinas”. 

 

O gerenciamento de pessoas é um ponto indispensável em qualquer setor, e tornar o trabalho dos colaboradores mais acessíveis é um papel do líder. Por isso, Dheymia lembrou “seja você a mudança que a profissão precisa!” 

 

Indicação de livros dos palestrantes 

IPPF (International Professional Practices Framework) – IIA 

21 lições para o século 21 - Yuval Noah Harari 

Em busca do sentido - Viktor E. Franki 

Trusted advisors – IIA 

A estrutura global de competências - IIA 

Great: Ótimas Formas de Motivar sua Equipe - IIA 

 

Apresentação do Paulo Grazziotin 

 

Apresentação da Dheymia Lima 

 

Confira o debate na íntegra AQUI

 



Secont multa CFC por criar empresa ‘laranja’ para burlar descredenciamento do Detran

A Secretaria de Controle e Transparência (Secont) condenou dois Centros de Formação de Condutores (CFCs) por fraudar contrato administrativo e por constituir...

saiba mais

Escola de Controle Interno deve capacitar 170 servidores no mês de novembro

Mais de 170 servidores do Poder Executivo Estadual devem ser capacitados dentro da agenda de eventos promovidos pela Escola de Controle Interno Professor...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018